Jornal In Foco Publicidade 1200x90
05/10/2017 às 18h31min - Atualizada em 05/10/2017 às 18h31min

Núcleo de Educação Infantil Raimundo Borges de Sousa é inaugurado com a presença de autoridades federais e estaduais

Obra marca o fim do turno intermediário na Escola Benedita Torres e encerra ciclo de inaugurações durante a semana do aniversário da cidade

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Atila Penha

Canaã dos Carajás tem agora 23 anos de idade e um dos seus maiores motivos de orgulho é a educação municipal. Nesta quarta-feira (04), véspera do aniversário da cidade, a pasta inaugurou mais uma grandiosa obra no município. O Núcleo de Educação Infantil Raimundo Borges de Sousa fica localizado no bairro Novo Brasil e atenderá centenas de crianças da localidade e de bairros vizinhos, como o Jardim Bela Vista e o Paraíso das Águas. Uma comitiva composta pelo ministro da integração nacional, Helder Barbalho, o deputado federal José Priante, os deputados estaduais Dirceu Ten Caten e José Scaff, além do prefeito de Água Azul do Norte, Renan Souto, esteve presente no evento. Além deles, algumas autoridades municipais também compareceram à cerimônia, como o prefeito Jeová Andrade, o vice Alexandre Pereira, os secretários André Wilson, Jurandir José, Alisson Milhomen, Jander Fonteles, Ana Cristina, Edilson Valadares, Agnaldo Costa e Roberto Andrade, além dos vereadores Rael da Marcenaria, Gesiel Ribeiro, Baiano do Hospital, Élio do Líder e Dionísio Coutinho. Representando a Vale, Leonardo Neves também esteve no evento.


 
Antes da cerimônia, várias apresentações culturais foram apresentadas pelos alunos da escola. Na sequência, uma homenagem ao servidor público municipal Raimundo Borges de Sousa foi feita pelo seu filho. Raimundo faleceu em 2012, mas deixou um bonito legado como servidor em Canaã dos Carajás. Um grande número de pessoas da família do homenageado esteve presente no local e recebeu das mãos do prefeito e do ministro Helder a réplica da placa da escola.


 
O secretário de educação, professor André Wilson, falou sobre os avanços da pasta no município e da importância da obra para o bairro: “Mais um sonho realizado pela educação municipal. Quero dizer que a partir de hoje o turno intermediário da escola Benedita Torres chega ao fim e agora começa um novo ciclo de aprendizagem dos alunos. Agora teremos aulas aqui para a educação infantil e em breve, para o ano, colocaremos aqui também uma creche. Então, é mais investimento que a educação vai trazer de benefício para essa comunidade que tanto precisa. Inicialmente, 250 alunos serão atendidos aqui e nós iremos nos organizar para atender mais, de acordo com as demandas.”
 


O prefeito Jeová Andrade falou sobre o encerramento do ciclo de inaugurações de obras na semana do aniversário: “Esse encerramento da inauguração dessas obras nesta semana é muito importante para a educação e para toda a sociedade. É uma escola de ensino infantil linda, toda climatizada e montada com equipamentos modernos, que vai entender o Novo Brasil e regiões vizinhas. Tivemos durante a semana várias inaugurações, várias visitações nas obras que estão em andamento. Logo, logo a sequência de inaugurações vai continuar. Nossa meta é eliminar o turno intermediário e em breve atender as escolas em tempo integral.”


 
O deputado Dirceu Ten Caten destacou o crescimento da cidade e a importância de Canaã num contexto estadual e nacional: “Estou muito feliz por poder estar aqui novamente nessa cidade, já estive aqui em inúmeras oportunidades e sempre vendo o crescimento e o desenvolvimento desse município. Eu conheço esse território aqui desde que era Cedere II e chega a ser assustador o crescimento econômico, demográfico e principalmente do ponto de vista da infraestrutura. Estou feliz por poder vir aqui prestigiar esse evento festivo e ao mesmo tempo entregar obras para a população. Essa é uma escola belíssima. As escolas de Canaã se destacam como as mais bem estruturadas de todo o estado do Pará. Temos aqui uma classe política que, de fato, trabalha para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. O nosso mandato tem feito a nossa parte em trabalhar no parlamento estadual para fazer com que os recursos cheguem a contento e as nossas emendas parlamentares também possam agregar aqui no trabalho do Jeová e de toda a sua equipe.”


 
Leonardo Neves também concedeu entrevista e falou sobre a importância da parceria entre a Vale e o município: “É uma grande alegria estar participando da inauguração de mais uma obra dentro de um conjunto de investimentos na educação. São mais de 11 milhões de reais nessa fase do S11D. E essa é uma obra que incentiva a educação na primeira infância. A Vale acredita muito que esse é o pontapé inicial, de fato, para uma base sólida, para um crescimento, para enfrentar grandes desafios que venham pela frente. Acho que a qualidade dessa escola vai proporcionar essa base para essa criançada.” Sobre a continuidade da parceria Vale-Prefeitura, Leonardo afirmou que continuará por muitos anos: “Essa semana lançamos o edital carta aberta que é um incentivo à agricultura familiar. A Vale está aí! É uma parceria de mais de 16 anos e só o S11D, o relacionamento, é para mais 30 anos, então, sem sombra de dúvidas, queremos parcerias e laços com a sociedade.”


 
O ministro Helder iniciou a sua fala cumprimentando a família do senhor Raimundo. Segundo o ministro, o dia era de reconhecimento, lembranças e saudades: “Quero fazer a minha singela homenagem parabenizando a Prefeitura e a Câmara Municipal pela escolha do nome para esta obra fantástica que inauguramos.” Helder estendeu os seus cumprimentos a todos os colaboradores da rede pública municipal, em especial aos servidores da educação: “Em seu nome, André, quero parabenizar toda a sua equipe pelo trabalho feito e desejar sorte a todos os colaboradores que farão dessa escola um instrumento de construção do amanhã.”


 
O ministro falou sobre a satisfação de estar mais uma vez na cidade: “Eu gostaria de dizer, meu caro Jeová, que é sempre de maneira muito festiva que estamos vindo aqui em Canaã, que me relembro, dentre tantas visitas que pude fazer, que sempre viemos aqui para inaugurar obras, para trazer benefícios. Vocês têm uma visão muito correta do que é fundamental para garantir o futuro do município de Canaã dos Carajás. Investir em educação é garantir algo consistente que possa alicerçar o desenvolvimento humano e regional.”
 
Após a cerimônia oficial, as autoridades presentes, junto com a família do senhor Raimundo, cortaram a fita oficial e visitaram as modernas instalações da obra.




 
A educação municipal inaugurou três grandes obras durante a semana e o que ficou evidente é que a Secretaria avança de forma consistente em direção ao futuro.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90