04/10/2017 às 11h40min - Atualizada em 04/10/2017 às 11h40min

Lançado edital Carta Aberta para projetos de geração de renda

ASCOM VALE

A Fundação Vale, em parceria com a Vale e a Agência de Desenvolvimento de Canaã, lança mais um edital de apoio à iniciativas sociais voltadas para a geração de trabalho e renda: o Carta Aberta. O objetivo é apoiar iniciativas inéditas ou já existentes que contribuam para a inclusão produtiva, incremento de renda de grupos ou famílias e a diversificação econômica no município de Canaã dos Carajás.

As inscrições terão início nesta quarta, 4/10 e se estendem até 3/11/2017. Poderão participar do edital instituições privadas sem fins lucrativos e legalmente constituídas há mais de um ano como, por exemplo, associações, fundações e cooperativas que estejam localizadas ou atuem em Canaã dos Carajás. As instituições poderão inscrever apenas um projeto. Mais informações podem ser obtidas no site www.fundacaovale.org.

Os projetos podem contemplar melhorias de estrutura produtiva, como equipagem, pequenas reformas, adequações e/ou ampliação da infraestrutura. Também podem ser voltados para contratação de suporte especializados nos processos de produção, gestão e comercialização.

Para o engenheiro agrônomo, Roberto Ramos, é importante que ao elaborar o projeto e se for escolhido, o empreendedor não veja como uma doação, mas como uma parceria. "O produtor tem que ter uma  visão de parceria, ele deve aproveitar aquela oportunidade e gerenciar isso, ter aquilo como recurso para ele gerir, e seguir em frente, empreender e desenvolver cada vez mais a propriedade, a tecnologia e mostrar em prática o que ele já tem vontade de fazer", resume Roberto.

Essa é a segunda edição do programa Carta Aberta. Em 2015, o total de cinco projetos foram apoiados pela Vale com incentivo ao melhoramento genético, fortalecimento da organização social, implantação de sistema agroflorestal, de beneficiamento da produção de mel e o armazenamento para comercialização de leite.

O trabalhador rural Valdir José Matias foi beneficiado na primeira edição do programa e destaca os benefícios e a importância de se pensar em projetos para o futuro. "O Carta Aberta tem ajudado o homem do campo. Eu optei por esse projeto com o plantio do açaí, que não traz retorno imediato, mas é permanente, pensando no futuro das próximas gerações e no benefício ao meio ambiente e tem sido de grande valia".

O lançamento foi realizado hoje, 3/10, na sede da Agência com a presença do Prefeito de Canaã, Jeová Andrade, o presidente da Câmara de Vereadores, Junior Garra, o secretário municipal de Produção Rural, Divino Ferreira e o presidente da Agência Canaã, Valdivino Fernandes. Mais de 80 representantes de associações, cooperativas e comunidades da zona urbana e rural estiveram presentes.

 

 

Inscrições

Para se inscrever, é necessário preencher e enviar os formulários (anexos I, II e III), juntamente com a documentação obrigatória descrita no edital, via correios e aos cuidados da Fundação Vale, para o endereço: Edital Carta Aberta 2017, aos cuidados da Fundação Vale. Avenida das Américas, 700, bloco 8, loja 31. Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). CEP: 22640-100. Os formulários e mais informações podem ser acessadas no site:www.fundacaovale.org.

Somente serão considerados inscritos os projetos com comprovação de postagem até o dia 03 de novembro de 2017. O carimbo de postagem ou o Aviso de Recebimento, emitido pelos Correios, será o comprovante da entrega da inscrição dentro do prazo.

 

Avaliação

Todas as iniciativas serão avaliadas por uma comissão multidisciplinar da Vale e Fundação Vale, com base nos critérios do edital. Os projetos selecionados poderão receber aporte financeiro de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). O valor a ser repassado tem como referência a Planilha de Orçamento de cada projeto.

 

Tira Dúvidas

A fim de esclarecer dúvidas e contribuir para a interação entre as instituições serão realizadas duas oficinas abertas a público na Agência de Desenvolvimento de Canaã dos Carajás, localizada na rua Palmeiras. As datas são 17/10/2017 no horário de 15 às 17h e no dia 19/10/2017, das 9 às 11h. Também ficará disponível até o dia 27 de outubro de 2017, o e-mail carta.aberta@vale.com, para que as instituições possam tirar suas dúvidas. 

 

O Edital Carta Aberta 2017 é mais uma iniciativa da Fundação Vale para contribuir com o desenvolvimento dos territórios e fortalecer o capital humano e social nas comunidades nas quais a Vale está presente.

 

Serviço:

O que: abertura do edital Carta Aberta

Período de inscrições: 4/10 a 3/11/17    

Oficinas tira dúvidas: dia 17 - das 15 às 17h e dia 19/10/2017, das 9 às 11h

Divulgação dos projetos selecionados: 08/01/2018

Mais informações: www.fundacaovale.org.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »