12/02/2021 às 17h26min - Atualizada em 12/02/2021 às 17h26min

Procampo inicia atividades do projeto de melhoramento genético e nutrição animal em 2021

- Jornal In Foco

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru), realizou a primeira ação do ano do projeto que visa melhorar a qualidade e a quantidade do leite que é produzido em Canaã por meio do melhoramento genético e da nutrição de bovinos leiteiros. No início da semana, técnicos da SEMPRU realizaram a inseminação artificial de 10 vacas e entregaram um kit para pastejo rotacionado no Sítio Boa Sorte, na VS-47.

As ações foram acompanhadas pela prefeita Josemira Gadelha e pelo secretário da pasta, Júnior Garra. Desde seu surgimento no ano passado, exatas 10 famílias já foram beneficiadas pelo projeto que pode ser ampliado até o fim do ano, alcançando 20 propriedades rurais. O kit de pastejo rotacionado entregue contém sementes de Capim Mombaça e equipamentos de cerca elétrica para bovinos de leite. 

A prefeita Josemira Gadelha destacou que as ações do Procampo são importantes para o desenvolvimento do município. “Por meio do programa, estamos conseguindo atender muitas famílias que poderão aumentar sua renda por adotarem as melhores práticas de produção em suas propriedades. Queremos ser referência nacional no apoio ao homem do campo”, disse.

A técnica de pastejo rotacionado consiste em subdividir a pastagem em três ou mais piquetes, que serão pastejados em sequência por um ou mais lotes de animais. O esperado com a técnica é aumentar a produtividade, assim como melhorar a oferta de forragem nas propriedades assistidas.

A inseminação artificial é uma técnica que permite o melhoramento genético do rebanho leiteiro em menor tempo e com baixo custo. Isso é possível com a aquisição de sêmen de reprodutores testados e superiores para a produção de leite.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »