Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/11/2020 às 17h41min - Atualizada em 26/11/2020 às 17h41min

PF deflagra operação 'Offside' de combate a extração ilegal de manganês em Curionópolis

- Jornal In Foco
A Polícia Federal, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM), deflagrou nesta quinta-feira (27) a Operação Offside mineral, com o objetivo de fiscalizar e desarticular o esquema criminoso de extração ilegal de minério de manganês na região de Curionopolis . 

Participaram da ação 32 policiais federais e 3 servidores da ANM. As investigações identificaram o fato de que a empresa alvo da operação utiliza títulos minerarios vencidos e extrai minério em grande quantidade em local  diverso do autorizado pela ANM. 

A referida matéria prima é pertencente a União Federal, constituindo tal conduta em crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, artigo 2 da lei 8.176/91, alem de crime de falsidade ideológica, artigo 299 do Código Penal , e organização criminosa, artigo 2 da lei 12850 de 2013. 

A região sudeste do Pará tem um histórico de extração ilegal de minério, sendo o combate a essa prática criminosa recorrente pela Polícia Federal, contando com inúmeras operações durante todo o ano de 2020 pela Polícia Federal, tanto dissuadindo esta prática com bloqueio de bens nas áreas de extração, prisões em flagrante e apreensão de veículos como em atuação junto ao destino final no porto de Barcarena, impedindo a exportação.

Operação em andamento, com dados a ser divulgados ao longo do dia.

* O nome da operação faz referência à linha de impedimento, tendo em vista a extração em locais não permitidos pela Agência reguladora ANM.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90