Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/11/2020 às 14h05min - Atualizada em 19/11/2020 às 14h05min

Espetáculo “Batuque Zumbi de Fé” celebra o Dia da Consciência Negra em Canaã dos Carajás

Grupo de Afoxé é uma das programações on-line e gratuitas da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás em novembro 

- Jornal In Foco
Canaã dos Carajás, 18 de novembro de 2020 – Apesar da flexibilização do isolamento social namaioria das cidades brasileiras, muita gente ainda evita sair de casa e segue respeitando as medidas preventivas da Covid-19. Nesse período, o entretenimento virtual tem ajudado a manter o equilíbrio da saúde mental. Então, aqui vai uma dica: no dia 19 de novembro, às 20h, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás exibirá uma programação especial para comemorar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado na próxima sexta-feira (20).

O evento é gratuito e on-line.  O espetáculo “Batuque Zumbi de Fé”, apresentado pelos integrantes do Afoxé Ita Lemi Sinavuru, narra a poética ancestral negra e é inspirado nos saberes e viveres do sagrado africano. O show foi gravado no espaço cultural "Arauara",da Associação dos Filhos e Amigos do Ile Iya Omi Ase Ofa Kare (Afaia), no Conjunto Maguari, em Belém (PA), e será transmitido via WhatsApp. Para acompanhar a apresentação basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

 A programação se junta a outros shows, palestras, contação de histórias e oficinas que estão sendo realizadas em novembro pela Casa da Cultura. Todas elas são protagonizadas exclusivamente por artistas afrodescendentes e, em sua maioria, versam sobre a temática negra. Para um dos líderes do grupo deAfoxé, Edson Catendê, a iniciativa combate o racismo e reconhece o papel donegro na formação da identidade brasileira. “As africanidades estão presentes em tudo que fazemos e pensamos. Mas o racismo e o preconceito criam barreirasno imaginário da maioria das pessoas. Felizmente existem instituições que se preocupam em criar estratégias para combater essa realidade, como a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Por isso estamos muito contentes em participar da programação”, afirma ele.

A representatividade negra na agenda da Casa da Cultura não é exclusiva do mês alusivo à consciência negra. Ao longo do ano, artistas afrodescendentes estiveram à frente de outras atrações promovidas pelo espaço. Em alguns meses,eles representaram mais de 50% dos artistas convidados.  Para conferir a programação completa da Casa da Cultura em novembro, acesse casadaculturacanaa.com.br.
 
Casa da Cultura de Canaã

O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense. 

Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale é um instrumento de transformação social com o propósito de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais. Com o objetivo de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações através da produção cultural, tem, sob sua gestão, mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação únicas, como a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) e ainda, o Memorial Minas Gerais Vale(MG), Museu Vale(ES) e Centro Cultural Vale Maranhão (MA).  Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação on-line gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos.  

Serviço 

Espetáculo “Batuque Zumbi de Fé”
Grupo: Afoxé Ita Lemi Sinavuru
Quando: 19 de novembro, às 20h.
Inscrições via WhatsApp: (94) 99160-8186 e (94)99220-3451.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90