Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/11/2020 às 12h27min - Atualizada em 03/11/2020 às 12h27min

IFPA e prefeitura realizam Workshop Smart City em Canaã dos Carajás

Veja aqui a programação oficial do evento, que começa nesta quarta-feira (4)

- Jornal In Foco
O evento apresentará à sociedade todas as ações do projeto “Implantação e Gestão de uma Plataforma de Cidades Inteligentes Baseada em Internet das Coisas (IoT) para o Município de Canaã dos Carajás”, celebrado no Convênio 02/2020 entre a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e a Universidade Federal do Pará, com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo.
 
O convênio é coordenado pelo Prof. Renato Francês da UFPA. O projeto Smart City é a gênese do projeto IARA (Inteligência Artificial Recriando Ambientes) – uma rede nacional, coordenada pelo Prof. André Carvalho (ICMC/USP). O projeto IARA foi submetido à Chamada de Propostas FAPESP – MCTIC - CGI.BR para Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial e contempla: 35 Universidades brasileiras, 15 Universidades estrangeiras, 98 Pesquisadores, 8 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, 6 Prefeituras e grandes empresas, como: Ericsson, AXXONSOFT, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), INTEL, JACTO, SPLICE, TIM e VALE.
 
 
Programação:
 
Dia 4 de novembro, 17h
 
• Abertura do evento: Mesa de abertura: Prefeito de Canaã, Jeová Andrade; Conselheiro do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Canaã dos Carajás, Pedro Antônio da Silva, e o reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho.
 
• Apresentação do projeto Smart City Canaã dos Carajás Prof. Dr. Carlos Renato Lisboa Francês (UFPA) – Coordenador
 
• Apresentação do projeto IARA Prof. Dr. André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP) Participação de Intel, Ericsson, FCA, Splice e Vale o ERICSSON Brasil: Dra. Valéria Marquezini - Coordenadora de Projetos Externos o FCA (Fiat Chrysler Automobiles): Wagner Andrade - Gerente Master do desenvolvimento estratégico de produto e gestão de portfólio da América Latina o SPLICE: Fabiano Prado Marques - Vice-Reitor da FACENS o VALE: Fábio Moreira de Queiroga - Sustentabilidade e Relações Institucionais o INTEL: Fabiano Sabatini - Gerente de Contas e Líder de IoT no Brasil na Intel Corporation.
 
 
Dia 5 de novembro de 2020, às 17h
 
Apresentação das primeiras aplicações em Canaã dos Carajás
Prof. Dr.  Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Júnior
 
Mesa: O papel da sociedade no processo de definição das prioridades da cidade inteligente
Convidados: Marcione Reis (Divulg’net) e Roselma da Silva Milani Feitosa ( SEMED)
Mediadora: Profa. Me. Thabatta Moreira Alves de Araújo
 
Mesa: O papel das IFES que atuam na região na construção coletiva do projeto
Convidados: Gilmar Pereira da Silva (Vice reitor da UFPA) e Claudio Alex Jorge da Rocha (reitor do IFPA)
Mediador: Prof. Dr.  Joao Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa Brasil
 
Encerramento: “ONOVOLAB”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90