Jornal In Foco Publicidade 1200x90
28/10/2020 às 15h03min - Atualizada em 28/10/2020 às 15h03min

Hospital 5 de Outubro celebra 14 anos de funcionamento com mais de 1 milhão de atendimentos

A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, está localizada no sudeste do Pará, sendo o único prestador de saúde hospitalar na cidade de Canaã dos Carajás do ramo privado

- Jornal In Foco
O Hospital 5 de Outubro é uma conquista para o município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. Fundado pela empresa Vale, o HCO foi projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.  

De acordo com Marcos Silveira, diretor Hospitalar do HCO, ao longo dos últimos anos o hospital buscou ampliar o número de especialidades e serviços oferecidos à população. “Essa ampliação diminui o deslocamento desnecessário para os grandes centros urbanos e quem ganha com isso é a população de Canaã dos Carajás”, disse.

O Hospital 5 de Outubro contabiliza 13 especialidades médicas e atende cerca de sete mil pessoas por mês.

Outra conquista para a população de Canaã dos Carajás, por meio do HCO, foi o serviço de Telemedicina para elucidar diagnósticos mais complexos, como os quais requerem tratamentos clínicos específicos ou demandam transferências para perfil hospitalar de alta complexidade.

Em fevereiro de 2019, a unidade foi certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência da unidade.

O HCO possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas especialidades.

Comemoração
Para celebrar os 14 anos de funcionamento, o hospital proporcionou para todos os colaboradores um momento de confraternização, com homenagens aos profissionais com maior tempo de experiência na unidade. “Temos que reverenciar todos os colaboradores da Pró-Saúde. Eles trabalham aqui com vontade, com dignidade, prestam serviço de excelência e temos sempre que enaltecer serviços assim”, ressaltou Silveira.

Na ocasião, 36 colaboradores foram homenageados. Eles receberam um certificado que reconhece a dedicação e o empenho dos profissionais à instituição.

Oportunidade na Pró-Saúde
Para a técnica de enfermagem Marina Machado, homenageada pelos 10 anos de serviços prestados no HCO, a Pró-Saúde deu início na sua vida profissional. “Meu primeiro emprego na área da saúde foi nesse hospital. A Pró-Saúde é uma escola e me acolheu de braços abertos”, disse.

Mariana já trabalhou no Centro Cirúrgico, na Central de Material e Esterilização, no Pronto Socorro e no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).  A profissional disse que está sempre pronta para as oportunidades ofertadas pela Pró-Saúde. “Existe um sentimento diário de dever cumprido e de realização ao prestar assistência à comunidade de Canaã dos Carajás”, finalizou.

Humanização nos serviços
A adoção de práticas de humanização no Hospital 5 de Outubro (HCO) representam uma importante e fundamental iniciativa para acolher com respeito, cordialidade e igualdade todos os seus usuários e colaboradores.

Entre os projetos de humanização do hospital estão o Amor de Mãe, que tem o objetivo de integrar a assistência multidisciplinar ao parto, aos atendimentos ambulatoriais e procedimentos que antecedem e sucedem a este momento.
 
Outra iniciativa é o Saúde e Alegria, que com encontros musicais semanais na unidade de internação e leitura de histórias infantis para crianças internadas proporcionam momentos de interação entre pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores do HCO, suavizando o incômodo do período de internação dos pacientes.

Especialidades
Entre as especialidades existentes no HCO e oferecidas à população, a unidade conta com anestesiologia, cardiologia, fonoaudiologia, ortopedia, nutrição, terapia ocupacional e obstetrícia.

Para o diretor Hospitalar, ao longo dos últimos anos "o hospital buscou ampliar o número de especialidades e serviços oferecidos à população, diminuindo assim o deslocamento para os grandes centros urbanos".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90