Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/10/2020 às 13h41min - Atualizada em 26/10/2020 às 13h41min

Hospital 5 de Outubro promove ação de conscientização ao câncer de mama

A iniciativa faz parte do projeto Aqui Tem Filantropia da Pró-Saúde, entidade responsável pela gestão Hospital 5 de Outubro

- Jornal In Foco
“O câncer de mama é o tipo de doença que mais mata mulheres no Brasil e no mundo inteiro.” Foi assim que o ginecologista e obstetra Ronaldo Gonçalves destacou a importância do empoderamento, em especial das mulheres, para o autocuidado, durante palestra promovida pelo Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), na última sexta-feira (16).

Para Ariane Araújo, assistente de Humanização do HCO, as ações realizadas no Outubro Rosa permitem que mulheres se sintam acolhidas para falar sobre o assunto, quebrando tabus ainda existentes sobre a doença. “Conseguimos atender um público que carece de ações educativas. Dessa vez conseguimos envolver mulheres de vilas mais afastadas do centro de Canaã dos Carajás”, disse.

A palestra contou a participação de 33 mulheres, moradoras de vilas mais afastadas do município. A iniciativa faz parte do projeto "Aqui tem Filantropia", da Pró-Saúde, e coordenada pela Comissão de Humanização do HCO. 

Ao final da palestra foram sorteadas 14 mamografias. As mulheres sorteadas também ganharam a primeira consulta com o ginecologista para amostragem do exame e recebimento de devidas orientações.

A cozinheira Alessandra Lopes, participante assídua das iniciativas do HCO, foi uma das sorteadas para o exame de mamografia na unidade hospitalar. “Sempre estou buscando as oportunidades que o 5 de Outubro tem dado para a população de Canaã. Fui aluna da primeira turma do curso de cuidador de idoso”, disse.

Alessandra aproveitou o momento para agradecer as ações de filantropia da Pró-Saúde, entidade que gerencia o HCO. “Ao participar das atividades ofertadas para a comunidade eu recebi muitos incentivos. Retornei os estudos e agora estou fazendo o curso técnico de enfermagem”, comemorou. 

Além da entrega dos tradicionais lacinhos na cor rosa, para fixação nas roupas de todos os participantes, como símbolo de apoio à campanha, houve distribuição de brindes.  

A empresa de transportes VIX Logística também colaborou para o êxito da palestra ao disponibilizar um ônibus na cor rosa, como forma de apoio a ação e para realizar o deslocamento das mulheres.

Campanha Outubro Rosa da Pró-Saúde
A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, também promove a campanha Outubro Rosa, de estímulo à prevenção, em outras unidades de saúde administradas pela instituição. Neste ano, a entidade buscar enxergar o problema com os olhos dos pacientes.

A proposta é entender as dúvidas e angústias da população no processo de adesão à prevenção. As perguntas do público serão respondidas por médicos que atuam na entidade, de forma didática, orientando com informação, por meio das redes sociais da entidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90