Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/05/2020 às 10h28min - Atualizada em 07/05/2020 às 10h28min

Conselho Regional de Farmácia do Pará alerta para uso indiscriminado de medicamentos durante a pandemia do Coronavírus

O uso indiscriminado de medicamentos é um problema de saúde pública no Brasil, uma vez que, pode trazer danos graves à saúde como a dependência, intoxicação e levar à morte. Saiba mais

- Jornal In Foco
É uma tradição brasileira manter uma farmácia particular em casa, geralmente uma caixa com diversos medicamentos que não possuem tarjas e são utilizados para problemas como febre, dor de cabeça e resfriado. O hábito de sentir dor e correr para a caixa de remédios é uma prática comum, mas que mostra um cenário problemático.
 
De acordo com estudo publicado pela revista Ciência e Saúde em 2018, cerca de metade da população adulta do Brasil assume que faz o uso de medicamentos por conta própria em um intervalo de 15 dias. 
 
O uso indiscriminado de medicamentos é um problema de saúde pública no Brasil, uma vez que, pode trazer danos graves à saúde como a dependência, intoxicação e levar à morte. Só em 2019, o Centros de Informação e Assistência Toxicológica recebeu 577 notificações de intoxicação por medicamentos no Hospital Barros Barreto, mais da metade do total de  992 notificações por intoxicação de agentes toxicológicos.
 
Dia 05 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende por uso racional de medicamentos a prática em que o paciente recebe medicamentos apropriados para as suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e a comunidade. 
 
A data foi criada com o objetivo de alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação e ressaltar o papel do uso indiscriminado de remédios e da automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos. 
 
Qual a relação entre o uso racional de medicamentos e a pandemia?
 
O uso irracional de medicamentos é um problema mundial, a OMS estima que metade dos medicamentos são prescritos, dispensados e vendidos de forma inadequada, levando os pacientes ao uso incorreto. No contexto atual da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, o uso irracional de medicamentos e a automedicação são ainda mais perigosos. 
 
A corrida contra o tempo na busca de uma cura para a Covid-19, a população busca todos os tipos de informações disseminadas, principalmente em relação a medicamentos. O uso irracional de antibióticos é um exemplo disso, ocasionando o que as autoridades sanitárias chamam de resistência antimicrobiana, o fenômeno é caracterizado pelo desenvolvimento de superbactérias capazes de resistir aos efeitos dos tratamentos das doenças. Além disso, o estoque de medicamentos é uma prática é perigosa para o próprio usuário e desabastece pessoas que estão realmente doentes e precisando do medicamento para sobreviver.
Em um momento delicado de pandemia, o uso racional de medicamentos é mais importante ainda, porque evita a superlotação de hospitais, desafoga o sistema público de saúde e, acima de tudo, preserva a saúde de todos. O ideal é sempre usar medicamentos com prescrição médica e em caso de dúvidas buscar a orientação do farmacêutico.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90