Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/05/2020 às 10h21min - Atualizada em 07/05/2020 às 10h21min

Em Parauapebas, paciente recebe alta e homenagens após lutar contra a Covid-19 por sete dias

O paciente não escondeu a emoção no reencontro com a esposa. Profissionais de saúde também se sensibilizaram e homenagearam o paciente durante a sua alta

- Jornal In Foco
O paciente Osmã Pereira Oliveira, de 56 anos, diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19), permaneceu sete dias internado no Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, no sudoeste do Pará. A tão sonhada alta clínica aconteceu nesta quarta-feira, 6/5.
 
Na saída da unidade, o paciente passou por um corredor formado por profissionais de saúde da unidade com mensagens positivas, balões e aplausos. O momento foi emocionante para a equipe do hospital, assim como para o paciente que fez questão de agradecer atendimento e o cuidado de todos os profissionais do Yutaka Takeda durante o período em que esteva internado. “Muito obrigado a todos e que Deus proteja sempre vocês”, se despediu o supervisor.
 
Para a clínica médica do HYT, Hayane Nepomuceno Curto, que acompanhou o paciente durante o período de internação, foi gratificante liberar o paciente da unidade para casa. “Não existem palavras que expressem o sentimento de permitir a uma pessoa de retornar para perto da família com a saúde recuperada. O coronavírus tem nos deixado preocupados e infelizmente nos deparamos com muitos pacientes graves. Mas existem muitas pessoas recebendo alta e se recuperando bem”, comenta com esperança a profissional. O Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986, sendo gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.
 
Os cuidados com a alta hospitalar
 
Np momento da alta, a emoção também tomou conta da esposa do paciente, Joselina Neves Pinto, que não conteve os agradecimentos a equipe do hospital. “Estou muito, muito feliz, estive muito em oração pela vida do meu marido e agora só quero agradecer ao hospital. Aqui me passaram todas as informações e o meu esposo foi muito bem atendido”, declarou.
 
Ao mesmo tempo em que a família se sente feliz e aliviada por ver o familiar voltando para casa, ela também fica insegurança em relação aos cuidados necessários pós-alta. A mudança no estilo de vida é necessária devido as condições que a própria doença impõe. Desta forma, foi indispensável que as orientações de alta hospitalar fossem feitas também para os familiares, para que participem do processo de recuperação do paciente.
 
Para fortalecimento do cuidado pós-alta, foi elaborado pela equipe multidisciplinar do Yutaka Takeda um planejamento com orientações ao paciente e familiares com o objetivo de dar continuidade no cuidado recebido no hospital, onde são abordadas informações quanto ao isolamento domiciliar, orientações nutricionais, cuidados com automedicação e retorno ambulatorial.
 
Preparação e capacitação da equipe
 
Para a nutricionista da unidade, Tamiris Viegas, que faz parte da equipe multiprofissional do hospital, o paciente ao receber alta hospitalar sai da condição de vulnerabilidade, mas deve manter os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde. “Durante a alta, focamos em facilitar o padrão de linguagem para entendimento do paciente e familiar, por meio do comprometimento e empenho das equipes assistenciais agregadas à qualidade e segurança do paciente”, disse.
 
Esse comprometimento faz parte do atendimento dos profissionais da unidade, que desde a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no Brasil o Hospital Yutaka Takeda adotou medidas para o enfrentamento da doença. Por meio da estruturação de serviços específicos, assim como a capacitação contínua das equipes, o intuito é que se possa oferecer o atendimento seguro e com qualidade aos pacientes.
 
Segundo o diretor hospitalar da unidade, Marcos Silveira, todos os esforços estão sendo realizados para que unidade sempre esteja bem preparada para enfrentar as adversidades da pandemia. “É com extrema emoção que todo o time do Yutaka Takeda comemora a vitória desta alta hospitalar juntamente com o paciente e seus familiares, pois a doença é desafiadora para todos nós e os resultados positivos só são possíveis graças aos profissionais, o empenho e o espírito aguerrido de todos que juntos somam esforços na tentativa de restabelecimento da saúde de pacientes que buscam atendimento conosco”, declarou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90