Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/04/2020 às 11h44min - Atualizada em 23/04/2020 às 11h44min

Em meio à pandemia, Círio de Canaã dos Carajás deve ser adiado

Igreja ainda não falou sobre o assunto, mas festa religiosa que leva 10 mil fiéis às ruas de Canaã todos os anos pode ser afetada pela crise pandêmica

- Jornal In Foco
Igrejas vazias há mais de um mês, fieis recolhidos em suas casas e um medo contínuo do novo coronavírus. É assim que os católicos de Canaã e de todo o Brasil têm passado os últimos dias.
 
Outrora distante da nossa realidade, a Covid-19 avança e milhões de paraenses estão recolhidos em seus lares à espera de dias melhores. Apesar dos esforços e do isolamento social, as perspectivas não são boas: especialistas apontam que o pico da doença será em maio e mais de 16 mil pessoas estarão infectadas no Pará. Os pesquisadores também apontam que a doença pode, em agosto, ter infectado 590 mil pessoas em agosto.
 
Caso as perspectivas negativas se cumpram, a realização do Círio de Nazaré pode estar ameaçada em Canaã dos Carajás e em todo o estado. Maior procissão religiosa do planeta, o Círio é conhecido como o “Natal dos Paraenses” e, em tese, será realizado em setembro em Canaã dos Carajás. Maior a cada ano, o evento religioso tem levado, em média, 10 mil pessoas em procissão pelas ruas de Canaã. A projeção de participantes em 2020 não é diferente.
 
Questionada sobre a possibilidade do adiamento do Círio, a paróquia de Canaã dos Carajás afirmou que ainda não há informações sobre o assunto, mas, até o momento, não há garantias de que a agenda do evento será mantida. Tudo porque o coronavírus é extremamente contagioso, não há perspectivas para vacinas em um curto espaço de tempo e a situação pode mudar a qualquer momento.
 
Segundo Zeke Emmanuel, diretor do Instituto de Transformação da Saúde da Universidade da Pensilvânia, eventos de grande porte só poderão acontecer normalmente no segundo semestre de 2021. De acordo com ele, a reunião de grandes massas será a última coisa da vida normal a ser retomada após a pandemia. “Você não pode acionar um botão e abrir toda a sociedade novamente. Não vai funcionar. O vírus vai voltar da pior forma”, previu Emmanuel em entrevista ao The New York Times.
 
Economia
 
Todos os anos, o Círio injeta cerca de R$ 1 bilhão na economia do Pará. Os setores mais beneficiados são o de turismo religioso e hotelaria, comércio, indústria e agropecuária. Na Terra Prometida, hotéis, vendedores ambulantes e o setor gastronômico podem ser prejudicados pelo possível adiamento daquela que será a sexta edição do Círio no município.
 
À frente da Igreja Católica em Canaã, o padre Aelson Nunes Vieira falou via Whatsapp com a reportagem do Jornal In Foco. O pároco explicou que a igreja está atenta aos acontecimentos e que estava em reunião, por vídeo conferência, com um professor de direito penal para tratar sobre diversos assuntos.  Padre Aelson explicou que está atendendo pessoalmente na Igreja Matriz desde a última sexta-feira (17).
 
Ainda sem um posicionamento oficial da igreja, os católicos seguem sem saber se poderão celebrar um dos períodos mais importantes do calendário cristão-paraense. Vale lembrar que mais de 100 municípios no Pará realizam a procissão todos os anos, movimentando cerca de 3 milhões de pessoas. Em Canaã, dois casos de coronavírus já foram confirmados, tendo um homem de 48 anos morrido por complicações em decorrência da doença.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90