Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/04/2020 às 16h44min - Atualizada em 17/04/2020 às 16h44min

Desesperada, mãe faz apelo pela filha de três anos em Canaã dos Carajás

Eloah sofre de uma síndrome rara e pode morrer, caso seu tratamento não seja continuado. Apelo da mãe é para que o governo do Pará cumpra decisão da justiça

- Jornal In Foco

Eloah Pantoja é uma garota de três anos como outra qualquer. Brinca, sorri, chora e é amada, incondicionalmente, por seus entes queridos. No entanto, na exata semana de seu aniversário, uma grande preocupação tem tirado o sono de seus pais: Eloah precisa de mais seis doses de um medicamento caríssimo – R$ 60 mil por dose, no entanto, por conta da epidemia de coronavírus no Pará, o governo estadual está descumprindo ordem judicial que o obrigava a bancar o tratamento da criança.

Por meio de sua página no Facebook, a mãe de Eloah, Laís Pantoja, externou a dor que a família tem vivido. De acordo com ela, sem o remédio, a criança pode desenvolver amiloidose sistêmica, grave doença que acumula proteínas no coração, fígado e rins, o que pode levar à morte.

Segundo Laís, Eloah está em processo de estabilização da saúde, mas, sem o remédio, tudo pode ruir e a filha, que é paciente de alto risco do coronavírus, pode pagar um preço caro pelo descaso do estado. “O medicamento já era nosso por direito e o estado deveria ter cumprido com o que foi determinado pela justiça há bastante tempo, bem antes do covid-19. Eles estão usando isso como desculpa por esse atraso. O problema da minha filha se estende desde antes do surgimento desse vírus. Estou completamente desesperada.”

O apelo da mãe é para que o estado cumpra a decisão judicial o quanto antes e que Eloah possa ter uma vida saudável, que é um direito seu.

Veja abaixo o desabafo da mãe na íntegra:

Na semana do aniversário de 3 anos da minha filha, recebi uma notícia que me deixou totalmente em pânico.
MAIS UMA VEZ O GOVERNO DO PARÁ DESCUMPRIU A ORDEM JUDICIAL.
Para lembrar: minha filha faz uso de uma medicação de auto custo, que controla a síndrome rara que ela tem, o ILARIS (CANAQUINUMAB), COM VALOR DE 60 MIL CADA DOSE, que ela precisa tomar a cada 28 dias para se manter viva!!!
O juiz federal deu causa ganha pra nós, e mandou o Governo entregar 12 doses da medicação em CARATER DE URGÊNCIA E EM REGIME DE PLANTÃO, porém descumpriram a ordem judicial e não entregaram dentro do prazo, o que levou minha filha a ser internada, precisando ser transferida às pressas para um hospital em São Paulo, onde ainda apresentou vários problemas sérios pela falta do medicamento, correndo risco de morte, pois sem a medicação, pode desenvolver amiloidose sistêmica.
Após muita insistência, eles entregaram 6 dias 12 doses determinadas pelo juiz, com muito atraso a medicação, o que fez a saúde dela se desintegrar de tal forma, que foram necessários MESES pra recuperar pelo menos parte da saúde dela!!!
Agora, terminadas as 6 primeiras doses, NOVAMENTE NÃO QUEREM ENTREGAR AS DOSES QUE FALTAM!!!!
Agora que a saúde da minha filha COMEÇOU A ESTABILIZAR, eles estão atrasando NOVAMENTE a medicação que JÁ É NOSSA POR DIREITO!!!
Estão colocando empecilhos e utilizando o COVID-19 como desculpa pelo atraso, mas essa compra JÁ ERA PARA TER SIDO FEITA MUITO ANTES, pois o problema da minha filha se estende há muito mais tempo do que o surgimento do COVID-19!!! E a ordem judicial JÁ FOI DADA HÁ MESES!!!! Nem se sabia ainda o que era COVID-19!!!! E esta situação do coronavírus só faz agravar ainda mais o nosso problema, pois minha filha é paciente de alto risco do COVID-19, e se atrasar a medicação, ela terá que ser internada no hospital, e, além de tirar o leito de alguém que já tenha COVID-19, ela vai acabar contraindo também, e por ter a Síndrome auto inflamatória e ser imunodeficiente, ela NÃO VAI TER COMO RESISTIR A ESSA INFECÇÃO!!!
O COVID-19 usa mecanismo de INFLAMACAO SISTEMICA no qual ela JÁ POSSUI PROBLEMA, que seriam as INTERLEUCINAS.
Além disso, ELOAH TAMBEM TEM ASMA e histórico de PNEUMONIA DE REPETIÇÃO!!!!
O Governo do PARÁ quer jogar minha filha na boca lobo!!!
Estou completamente DESESPERADA, me SENTINDO IMPOTENTE, e TOTALMENTE DESAMPARADA por quem pode E DEVE fazer algo pela saúde da minha filha!!!
Eu não tenho palavras pra descrever a sensação de saber que minha filha pode morrer!!!
Peço que se coloquem no meu lugar e imaginem um filho seu nessa situação!!!
Eu sei exatamente o que vai acontecer no momento em que ela deixar de tomar a medicação, e a culpa de tudo será do Governo do PARÁ, que não se dá ao trabalho de cumprir com uma ordem judicial, e fornecer um DIREITO NOSSO, mostrando total desrespeito com a vida da minha filha.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90