Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/03/2020 às 17h02min - Atualizada em 20/03/2020 às 17h02min

​Governo do Pará anuncia pacote de medidas e determina fechamento de shoppings, bares e restaurantes

Shoppings encerram as atividades nesta sexta (20), às 20h, e os bares encerram às 0h em todo o estado. Ações buscam prevenir a população do novo coronavírus.

- Jornal In Foco
G1 Pará
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou na tarde desta sexta-feira (20) o fechamento de todos os bares, restaurantes e shoppings do estado. A medida foi tomada como forma de prevenção a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida será aplicada por tempo indeterminado.
 
De acordo com o governador, farmácias, supermercados e laboratórios continuam funcionando normalmente.
 
Até o momento, o Pará possui dois casos confirmados da doença. O estado também possui 81 casos em análises e outros 32 descartados. Ambos os casos confirmados foram importados de outros estados do País. O primeiro paciente é um homem, de 37 anos, que foi infectado no Rio de Janeiro. O segundo paciente é uma mulher, de 36 anos, que foi infectada em São Paulo. Ambos estão em isolamento domiciliar.
 
Durante o anúncio, o governador reforçou o apelo para que as pessoas fiquem em casa. Ele pediu que a população limite as saídas para comprar itens de primeira necessidade.
 
"Em relação ao fechamento dos shoppings, começa nesta sexta às 20h. Os dos bares e restaurantes passa a valer a partir das 00h. Isso é para dar tempo para os paraenses adaptarem as rotinas e se manterem em casa", afirmou.
 
Bloqueio de transporte

Durante a coletiva, Helder também anunciou a suspensão das viagens de ônibus interestaduais por 15 dias. A medida passa a valer neste domingo (22). Segundo ele, o prazo não será imediato para que pessoas que moram em outros estados, possam se organizar e voltar para casa.
 
Em relação ao fechamento das fronteiras do estado, assim como ocorreu no Rio de Janeiro, Helder não comentou. Ele falou apenas sobre o fechamento dos aeroportos, explicando que o funcionamento desses locais é de responsabilidade apenas do Governo Federal. Apesar disso, o Governo anunciou que agentes da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), em conjunto com a Anvisa, vão autar na orientação de passageiros que chegarem ao aeroporto.
 
Suspensão de prazos no Detran

Uma das medidas anunciadas pelo governador foi a suspensão dos trabalhos no Detran referentes a emissão e renovação de CNH. Ainda de acordo com o Governo, isso vale para para todos os tipos de licenças estaduais. Durante o período em que a medida estiver em vigor, motoristas parados com licenças irregulares não serão punidos.
 
Bancos online

Apesar dos fechamentos, Helder anunciou que os serviços em agências bancárias continuam funcionando normalmente. Entretanto, o Governo faz uma recomendação para que os bancos priorizem o atendimento de clientes por meio de aplicativos de celular ou por telefone. Segundo o Governo, o pedido busca diminuir a aglomeração de pessoas nas agências.
 
Visitas em casas penais

O Governo também anunciou a suspensão de visitas em todas as casas penais do estado a partir deste sábado (21). De acordo com Barbalho, a medida busca diminuir a infecção dos detentos a aglomeração de visitantes nas casas penais. Segundo ele, a determinação também vale para unidades socioeducativas.
 
Estado de calamidade

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) decidiu por unanimidade aprovar o projeto de lei que decreta estado de calamidade pública no Pará. O pedido foi feito pelo governador Helder Barbalho na quinta-feira (19), um dia depois do primeiro caso confirmado de pessoa infectada pelo novo coronavírus em Belém. O projeto de lei tem validade até 31 de dezembro deste ano e vai garantir recursos emergenciais para as medidas adotadas devido ao novo coronavírus.
 
Isolamento de Salinópolis

O prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique Gomes (PSDB), anunciou em suas redes sociais que vai bloquear a entrada de turistas na cidade do nordeste do Pará. Durante reunião com os secretários municipais, medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus foram listadas. O bloqueio terá duração de 10 dias, mas pode ser prorrogado.
 
Antecipação de salários e abastecimento

Na última quinta, o Governo já havia anunciado a antecipação do pagamento dos salários dos funcionários públicos referentes ao mês de março. Segundo Helder Barbalho, a folha de pagamento dos servidores foi antecipada para o dia 25.
 
O Governo anunciou, ainda, que o corte de energia elétrica e de agua no estado está suspenso pelos próximos 30 dias. De acordo com Hélder, os serviços essenciais devem ser mantidos durante o período de prevenção da doença. Tanto a companhia de energia quanto a de saneamento já foram notificadas.
 
Linha de crédito

Uma das medidas econômicas anunciadas pelo Governo é a injeção de R$100 milhões no segmento das micro e pequenas empresas. Segundo o Governo, será disponibilizada linha de crédito, com juros de 0,2% para o empreendedor.
 
"São dividendos do Banco do Estado do Pará (Banpará) que seriam transferidos para o Estado na execução de seu orçamento, e estamos disponibilizando para a sociedade", disse Barbalho.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90