Jornal In Foco Publicidade 1200x90
28/02/2020 às 10h16min - Atualizada em 28/02/2020 às 10h16min

Sarampo: prefeitura de Canaã dos Carajás divulga cronograma de vacinas na zona rural

- Jornal In Foco

prefeitura de Canaã dos Carajás segue, até o próximo 13 de março, com a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A vacina, voltada para quem tem entre cinco e 19 anos de idade e ainda não se vacinou, ou tomou apenas uma dose da tríplice viral, também será disponibilizada na zona rural, entre os dias 3 e 12 de março (confira o calendário completo abaixo).

Na zona urbana, todas as unidades de saúde seguem com vacinação disponível. Como a Unidade de Saúde do bairro Novo Brasil está em reforma, a Secretaria de Saúde montou um ponto de apoio na Escola Municipal Benedita Torres, ao lado da unidade, para o atendimento aos moradores do bairro.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os sintomas incluem febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, até o dia 13 de março.

Veja abaixo o cronograma de vacinação na zona rural:

VILA FEITOSA (MANHÃ) 3 DE MARÇO
DONA GERALDA (TARDE) 3 DE MARÇO
VILA OURO VERDE (CEREDE III) 4 DE MARÇO
UMUARAMA/ MARAJAÍ 4 DE MARÇO
VILA PLANALTO 4 DE MARÇO
SERRA DOURADA 11 DE MARÇO
VILA BOM JESUS 12 DE MARÇO

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90