Jornal In Foco Publicidade 1200x90
06/02/2020 às 14h26min - Atualizada em 06/02/2020 às 14h26min

Fábio Trad diz ter sido retirado de relatoria de afastamento de Wilson Santiago ‘por não ceder ao centrão’

Deputado Fábio Trad (PSD-MS) era o relator do afastamento de José Wilson Santiago (PTB-PB). Porém, foi substituído por Marcelo Ramos (PL-AM).

- Jornal In Foco
G1
O deputado federal FábioTrad (PSD-MS) detalhou ao blog a movimentação de líderes do centrão para substituí-lo na relatoria do caso que discutia o afastamento do mandato do deputado Wilson Santiago (PTB-PB).
 
Santigado foi afastado por decisão liminar (provisória) do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, cabe à Câmara dos Deputados dar o aval em casos de afastamentos.
 
Assim, nesta quarta-feira (5) os deputados rejeitaram a decisão do ministro e votaram pela reintegração do deputado paraibano ao mandato.
 
Saiba como cada deputado votou

Santiago foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) em dezembro de 2019 pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa por supostamente ter desviado recursos destinados à construção da adutora Capivara no Sertão da Paraíba.
 
Ao blog, Trad citou ter sido escolhido relator do caso na semana passada. Ao estudar os documentos do processo, disse ter chegado à conclusão de que a decisão de Celso de Mello era “irretocável”.
 
Segundo o relator, quando comunicou aos líderes da Câmara que opinaria pela manutenção do afastamento, congressistas aliados a Santiago reagiram.
 
Na quarta-feira (5), Trad disse ter conversado com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e disse a ele que, se os líderes estavam incomodados, a relatoria do caso poderia ser trocada.
 
“Maia em momento algum quis me trocar, esteve ao meu lado. Mas os líderes apelaram a ele, e eu disse a Maia que não iria ceder”, afirmou Trad.
 
Trad disse que seu relatório estava pronto e chegou a dizer aos colegas que, se o tempo do afastamento se estendesse, eles poderiam discutir novamente a questão. O relator frisou que o parecer era pelo afastamento.
 
“Os líderes do centrão me disseram que eu poderia, inclusive, declarar que eles pediram pela minha substituição”, afirmou Trad.
 
Diante das movimentações, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) substituiu Trad na relatoria e opinou por reverter a decisão do STF e reintegrar Wilson Santiago. Ramos foi acompanhado pelo voto de 232 deputados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90