Jornal In Foco Publicidade 1200x90
05/05/2017 às 19h00min - Atualizada em 13/05/2017 às 22h29min

Solenidade em homenagem a Tiradentes acontece em Canaã

Policiais militares receberam honrarias

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco

Nem a chuva e o tempo frio foram capazes de impedir o público de prestigiar a solenidade aberta de entrega de medalhas e promoção de militares realizada pelo 23º Batalhão de Polícia Militar. O evento aconteceu na última sexta, 06, e contou com a presença de algumas personalidades locais como o prefeito Jeová Andrade, o presidente da Câmara de Vereadores Junior Garra, os vereadores Maria Pereira, Élio do Líder e Baiano do Hospital, a secretária de assistência social Alexânia Morais, a diretora executiva da Agência Canaã Graça Reis, além do comandante do 23º Batalhão, Pedro Paulo dos Santos Celso. Representantes do corpo de bombeiros o Tenente Renato e do DMTC Sr. Geraldo Uescley Amorim também estiveram presentes na cerimônia.
 
A solenidade acontece duas vezes por ano. Uma delas, no segundo semestre, na data de 25 de setembro, e a outra acontece no primeiro semestre, em abril marcando as homenagens ao patrono da polícia militar em todo o Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O evento em homenagem ao mártir foi realizado pela primeira vez em Canaã dos Carajás e policiais de Eldorado, Curionópolis e Parauapebas, acompanhados dos seus familiares, fizeram parte da celebração.
 
Segundo o comandante do 17º Pelotão de Polícia Militar, Major Aquino, o fato da solenidade acontecer pela primeira vez no município, é uma grande oportunidade para a sociedade conhecer um pouco mais das celebrações da Polícia Militar. “A presença dos militares dos municípios vizinhos e seus familiares vem abrilhantar ainda mais o evento aqui na nossa cidade” concluiu o Major.
 
O ato teve início com a lembrança da história de vida e luta de Tiradentes. Em seguida a execução do hino da Polícia Militar do Pará e a condução da Bandeira Nacional, pelo 1º tenente Josefer Rodrigues Queiroz Nunes, ao seu lugar de honra. Após isso, o Hino Nacional foi executado e cantado por todos os presentes. Ao fim, as premiações tiveram início.
 
A Medalha de Tiradentes é uma honraria concedida pelo governo e destinada a premiar pessoas que prestaram bons serviços à causa pública. O Major Aquino foi condecorado com a medalha de metal prateado, destinada a quem tem 20 anos de bons serviços prestados. A condecoração foi entregue ao militar pela sua esposa, Renata Kelly Aquino. Quando questionado a respeito da premiação, ele disse se sentir honrado e completamente satisfeito com a honraria, já que ela premia bons anos de serviço prestado à sociedade.
Logo depois, os militares... receberam a medalha de metal bronzeado, destinada aos que possuem 10 anos de bons serviços prestados. As insígnias foram entregues a esses militares pelos seus respectivos familiares.
 
O evento trouxe ainda a promoção do militar Rafael dos Anjos Guimarães ao posto de 2º Tenente e do militar Manoel de Jesus Pereira da Silva ao posto de 3º Sargento. Os paraninfos dos promovidos foram os responsáveis pela aposição das luvas dos militares.
 
Antes do encerramento da celebração, o comandante do 23º Batalhão, Pedro Paulo dos Santos Celso fez um belíssimo discurso em que parabenizou os 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90