Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/01/2020 às 10h31min - Atualizada em 22/01/2020 às 10h31min

Em Canaã dos Carajás, comércio celebra aumento de vendas em 2019

Com o fim de ano, vendas no comércio local tiveram aumento em relação a 2018, segundo comerciantes. Expectativas para 2020 são ainda melhores

Beatriz Macieira - Jornal In Foco
Foto de capa: Valéria Marques - gerente do Magazine Luiza em Canaã
As celebrações de Natal e Ano Novo são uma oportunidade única para os varejistas. Com o recebimento do 13º salário por parte de profissionais do serviço público e privado, pagamento de bonificações por empresas e outros benefícios concedidos, o comércio é aquecido e todos correm para garantir os presentes de final de ano.
 
Em Canaã dos Carajás, o final de 2019 não foi diferente. O comércio viveu boa fase no final do ano e viu vendas aumentarem consideravelmente em relação a 2018. Os comerciantes locais comemoraram a novidade e precisaram até contratar funcionários temporários para atender com qualidade a demanda local.
 
É possível que o aumento do fluxo comercial em Canaã se explique, também, pelo ciclo de eventos culturais vividos pelo município nos últimos dias do ano. Entre estes, shows com artistas da música gospel e, também, o réveillon. Lojas de roupas, calçados, cabeleireiros, maquiadoras, bares, restaurantes e muito mais comemoram os eventos realizados na Terra Prometida e os lucros foram além do esperado.
 
O comércio fez a sua parte. Promoções, facilidades no pagamento e outros artifícios foram utilizados pelos comerciantes no período. Proprietária da loja Mara Móveis, Arlete Mendes falou sobre as estratégias utilizadas. “Fechamos o ano com chave de ouro! As vendas foram excelentes, nós achamos que o Black Friday ia atrapalhar as vendas de Natal, mas não atrapalhou. O volume de clientes dentro da loja foi muito bom, nós tivemos que contratar três colaboradores na área das vendas e para a área do depósito. Estamos satisfeitos.”
   
Luciano Santos, sócio-gerente da loja Aliança Calçados, também comemorou o período. “Tivemos um crescimento de 20% em 2019. No Black Friday, nós contratamos quatro vendedores e duas destas vendedoras foram efetivadas; 2019 foi bem melhor que 2018.”

   
Valéria Marques, gerente da Magazine Luiza, grande novidade do comércio varejista em 2019 na Terra Prometida, explicou o aumento e a necessidade de se contratar mais profissionais. “Tivemos um aumento em nossos números, foram necessárias novas contratações e dois funcionários foram efetivados. A expectativa é que isso cresça cada vez mais. Nos dobramos a nossa meta.”
 
Em 2020, a expectativa é de um comércio mais forte, mais vivo e que facilite ainda mais a vida do cliente. Grandes obras públicas, como a Transcarajás, o Lago Municipal, a rodoviária e outros devem fomentar, ainda mais, o crescimento do comércio canaense.
 
Pedro Silva, presidente da Associação Comercial industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (Acciaca), falou sobre o bom momento do comércio local. “Considerando que passamos por um período de muitas dificuldades, entre 2016 e 2018, o ano de 2019 foi excelente. Muitos recuperaram forças pra seguir adiante. Também sentimos melhoras qualitativas em nossa rede de varejo, iniciadas a partir da provocação da Acciaca, que sempre alertou em relação a mudança de perfil do nosso consumidor, a partir de 2017.”
 
Questionado, Pedro também falou sobre o trabalho que a associação tem feito junto aos comerciantes e sociedade. “Trabalhamos com ênfase na formação profissional, tanto de empresários como colaboradores, o que certamente contribuiu muito com melhorias na formação de preços e atendimento em nossa rede varejista. Também atuamos na organização de promoções, tais como o Natal da Sorte, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Vale ressaltar as excelentes instalações físicas da Aciacca, onde contamos com um auditório para 80 pessoas totalmente equipado e muito confortável, uma sala de multiuso com capacidade para 100 pessoas, também equipada com datashow e mídia completa, uma sala de teleconferência e uma biblioteca, que estruturamos a partir de 2017 com auxílio do governo municipal e da Vale. Participamos também, em 2018 e 2019, da Fenecan, evento promovido pela prefeitura, que tornou-se marco do desenvolvimento econômico e da busca por novas alternativas para nosso município.”
 
Sobre 2020, o presidente destacou a necessidade de manter o foco. “Devemos continuar firmes nas atividades de capacitação, promoções e eventos, buscando, assim, contribuir com o aumento de emprego e renda e com a qualidade de vida de nossa comunidade.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90