Jornal In Foco Publicidade 1200x90
06/12/2019 às 08h58min - Atualizada em 06/12/2019 às 08h58min

Susie Wolff foi a última mulher a participar de uma sessão oficial em fim de semana de GP

Esposa de Toto Wolff, escocesa participou do primeiro treino livre da etapa de Silverstone pela Williams e teve um bom desempenho; antes, foram outras três aparições em sessões livres

- Jornal In Foco
Globo Esporte
Getty Images
Este dia 6 de dezembro de 2019 marca o 37º aniversário da escocesa Susie Wolff, última mulher na história da Fórmula 1 a participar de uma atividade oficial num fim de semana de grande prêmio. Foi em 2015, no circuito de Silverstone, e a esposa do chefão da Mercedes, Toto Wolff, apresentou um bom desempenho na pista.
 
Antes, a inglesa já havia participado de outras três sessões oficiais, sempre pela tradicional equipe inglesa. Porém, Wolff acabou jamais participando de uma corrida, e a F1 segue sem nenhuma mulher tendo disputado uma prova oficial desde a italiana Lella Lombardi, na longíqua temporada de 1976.
 

Susie Wolff disputou quatro sessões de treinos livres entre 2014 e 2015 — Foto: Getty Images
 
 
Após passar por categorias como Fórmula Renault e Fórmula 3, Wolff foi contratada pela Williams em 2012, quando seu marido ainda tinha participação no time. Após participar de alguns testes, a escocesa finalmente teve uma chance de pilotar num fim de semana no GP da Inglaterra de 2014, em Silverstone.
 
Era a primeira participação de uma mulher em fim de semana de corrida desde que a italiana Giovanna Amati tentou sem sucesso se classificar para as primeiras três provas de 1992. Wolff substituiu o titular Valtteri Bottas, mas teve problemas de motor com apenas uma volta completada e ficou em 21º, 4s731 atrás do companheiro Felipe Massa e 8s788 atrás de Nico Rosberg, o mais rápido.
 

Susie Wolff durante o treino livre do GP da Inglaterra de 2015 — Foto: Getty Images
 
 
Susie recebeu uma nova oportunidade no primeiro treino da corrida seguinte, na Alemanha, e teve um desempenho bem melhor. Sem problemas no carro, Wolff foi a 15ª colocada, a apenas 0s227 de Massa, o 11º, e 1s638 do primeiro colocado Nico Rosberg.
 
A terceira oportunidade de Susie Wolff num fim de semana de GP veio na Espanha, em 2015. Em 22 voltas, a escocesa cravou 1m29s708 na sua melhor passagem e terminou em 15º, a 0s8 de Massa e 2s8 de Rosberg, novamente o mais rápido.
 

Em Silverstone, Susie Wolff fez seu último treino livre — Foto: Getty Images
 
Em Silverstone, aconteceu a quarta e última participação de Wolff num treino livre. Com um tempo de 1m37s242, a escocesa ficou em 13º lugar, apenas três posições e 0s8 atrás de Massa, e 2s968 atrás de Nico Rosberg, de novo o mais veloz.
 
 
No fim de 2015, Wolff chegou à conclusão de que não conseguiria alcançar o sonho de correr efetivamente na Fórmula 1. Aos 33 anos, decidiu parar de correr.
 

Susie Wolff testou carro da Williams inclusive em fins de semana de GP — Foto: Getty Images
 
- Cheguei muito perto. Queria e lutei muito para fazer parte do grid, mas, com os eventos no início deste ano e o ambiente na F1 do jeito que está, não vai acontecer. Só posso dizer que dei tudo de mim. A F1 está pronta para uma mulher competitiva se apresentar no mais alto nível? Sim. É possível como mulher? Definitivamente. Isso vai acontecer em breve? Infelizmente não. Temos dois problemas: poucas garotas iniciam no kart e não há nenhum modelo claro. Meu instinto me diz que é hora de seguir em frente.
 
De fato, até hoje segue o jejum de mulheres correndo na Fórmula 1. Hoje em dia, a colombiana Tatiana Calderón faz parte da Alfa Romeo e já fez alguns testes, mas não há previsão para ela competir. Recentemente foi criada a W Series, primeira categoria exclusiva para mulheres. Mas na F1 parece ainda faltar muito para que essa barreira seja quebrada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90