Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/08/2017 às 14h26min - Atualizada em 20/08/2017 às 14h26min

Operação Saturação acontece em Canaã dos Carajás

Em mais um sábado de intensa fiscalização, operação conjunta da PM e do Settran passa por diversos bairros na cidade

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
A tarde de sábado não foi muito boa para quem decidiu sair de casa com o seu veículo em situação irregular e passou pelo bloqueio da Operação Saturação. Sob o comando da Polícia Militar, a ação foi realizada de forma conjunta com a Secretaria de Trânsito e Transporte (Settran) e passou por diversos bairros em Canaã dos Carajás, entre eles, Novo Horizonte, Centro, Novo Brasil e Jardim Bela Vista. O principal objetivo da operação era a prevenção de acidentes, já que veículos em situação irregular e a imprudência de alguns condutores podem transformar um simples passeio em tragédia.
 

Fiscalização da Polícia Militar e Settran

De acordo com o agente Franklin, do Settran, além do trabalho de fiscalização e punição aos infratores, a ideia é que se oriente também a população sobre as maneiras de se conduzir melhor os seus veículos. Como o caso do senhor João, que não sabia que o uso das sandálias não era permitido: “O veículo dele está todo correto, habilitação em dias, o único problema mesmo é o uso das sandálias, mas ele já foi informado de que não é permitido e se comprometeu a não usar mais o calçado durante a condução” informou o agente. O senhor João explicou que estava na cidade apenas para visitar os pais que são moradores de um conjunto de chácaras.


João estava com o documento e CNH em dias, mas foi orientado que o uso de sandália não é permitido
 
Já Regisvaldo precisou ir embora para casa a pé. A motocicleta estava com o licenciamento atrasado e o tanto ele quanto o carona estavam sem capacete. “Eu acho este tipo de fiscalização 100%, acho muito bom, a gente é que não pode andar errado mesmo. A moto não é minha, é do meu patrão. O ruim agora é ir andando para casa, né? É muito longe, mas vamos lá” disse Regisvaldo, consciente dos seus erros. Conseguimos capturar o momento em que ele e o seu companheiro de viagem tomaram o rumo de casa, a pé, debaixo de um sol escaldante.


Regivaldo precisou ir embora para casa a pé
 
Enquanto alguns condutores, como Regisvaldo, tinham total consciência dos seus erros e paravam ao ser intimados, alguns engraçadinhos tentaram furar o bloqueio. Rafael conduzia o veículo e quando avistou a blitz, acelerou o que podia e tentou fugir, Mateus, que estava na garupa, ainda tentou tampar a placa, mas as motos da PM, sempre bem posicionadas, impediram a fuga. Após uma revista detalhada, os engraçadinhos tiveram ainda que empurrar a moto ladeira acima tendo os olhos da PM bem atentos aos seus movimentos.


Rafael e Thiago empurrando a moto para o caminhão do Settran

Quando questionados sobre o porquê da fuga, Rafael respondeu: “A moto está com o documento atrasado e nós estávamos sem capacete. Pensei que era só o Settran que estava fazendo a blitz, nem vi a PM. Para mim essa fiscalização não está muito boa, né? Perdi minha moto.” Rafael foi avisado pelos policiais de que os agentes de trânsito precisam ser tão respeitados quanto os policiais militares. Já Mateus afirmou ter alertado ao companheiro que não fugisse e disse que tampou a placa para evitar multas. Mas não teve jeito: a moto foi apreendida, a bronca foi levada e os dois também foram a pé para casa.




Os engraçadinhos se deram mal e tiveram que empurrar o veículo ladeira acima

 
A operação se estendeu até o início da noite. Em uma das rondas da Polícia Militar, o seu Orlando acabou sendo flagrado portando uma arma de fogo ilegalmente. Segundo o homem, ele estava indo para a roça matar um boi e a polícia o encontrou no caminho. Seu Orlando foi conduzido para a delegacia e está à disposição da justiça. Doze motos foram apreendidas durante a ação. Os proprietários dos veículos devem se dirigir ao pátio do Settran na segunda-feira para serem informados dos procedimentos que deverão ser feitos para a recuperação das motocicletas.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90