Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/08/2017 às 00h11min - Atualizada em 20/08/2017 às 00h11min

Escola Municipal Luís Carlos Prestes é inaugurada na Vila Nova Jerusalém

Ana Paula Oliveira - Jornal In Foco
Foi inaugurada na manhã de sábado (19), mais uma escola pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, com apoio da Vale. A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Luís Carlos Prestes fica localizada na Vila Nova Jerusalém, a cerca de 25 quilômetros de Canaã.


 
A escola foi fundada a partir do Movimento Sem Terra (MST). Vários nomes foram sugeridos, analisados e discutidos, e então foi escolhido o nome de Luís Carlos Prestes, revolucionário, militante da causa comunista na década de 1930 no Brasil.


 
 
Logo de início, os colaboradores da escola receberam os convidados com uma calorosa salva de palmas. Foram expostos no centro da escola alguns objetos do século XX, livros e uma maquete da antiga escola. Nos corredores, vários cartazes com desenhos dos alunos, ilustrando o antes e o depois da instituição de ensino.


 
 
Dando início à cerimônia, foram executados os hinos municipal e nacional. Diversas autoridades locais estiveram presentes. Entre elas, o prefeito Jeová Andrade, vice-prefeito Alexandre Pereira, o representante da Vale Leonardo Neves, o deputado federal Francisco Chapadinha, a diretora da Agência Canaã, Graça Reis, a convidada de honra, Ana Maria Prestes, neta de Luís Carlos Prestes, O secretário de educação, André Wilson, o diretor da escola, professor Messias Sousa, além dos vereadores, Rael da Marcenaria, Wilson Leite, Gesiel Ribeiro, Élio do líder, João Batista, Anderson Mendes, Dionísio Coutinho e Baiano do hospital. O evento contou ainda com a participação de vários empresários locais.


 
Na sequência, apresentações culturais, organizadas por professores, foram executadas pelos alunos da escola. Os alunos de karatê e capoeira do projeto NIES, da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (FUNCEL), também realizaram apresentações na ocasião.


 
Já os alunos os alunos do 6° ano, leram uma obra de Gonçalves Dias, que tem como tema "A Minha Escola". Daniela, estudante do 9° ano, leu a biografia de Luís Carlos Prestes.


 
  A senhora Maria do Rosário, moradora antiga da região, contou que é maravilhoso que essas crianças tenham a oportunidade de estudar em uma escola bonita. De acordo com ela, seus filhos não puderam estudar, pois tiveram que trabalhar desde cedo para obter o sustento e concluiu dizendo que agradece a Deus e ao prefeito, pois os seus netos agora terão a oportunidade de ter uma boa escolaridade.


 
Em sua fala, Ana Prestes contou um pouco da história de seu avô, Luís Prestes e dona Maria Prestes. De acordo com Ana, educar não é mostrar só o lado da escola, é fazer com que essas crianças busquem, pesquisem, criem suas próprias opiniões e personalidades. "A ditadura deixou marcas em nosso país, e uma delas foi fazer com que brasileiros tivessem que morar fora do Brasil, brasileiros, como eu, ter que nascer em outro país. Quando eu nasci, toda a minha família estava exilada, na União Soviética, e fomos voltando ao Brasil aos poucos para construir nossas vidas".


 
Ana agradeceu ao prefeito e ao secretário de educação pelo esforço e pela oportunidade de estar ali presente, disse que é uma honra para a família essa homenagem, e lamenta que a avó não tenha conseguido comparecer. Segundo ela, o fato de a escola ter recebido esse nome é um símbolo de que o país evoluiu, é tolerante e é um país em que as diferenças convivem.
 
Ainda na oportunidade, Ana Prestes apresentou e leu o livro de sua filha, que conta para crianças o que é o dia da mulher. O escrito tem como tema "Mirela", no qual a personagem é uma costureira.
 
Ana ainda recebeu das mãos de Jeová Andrade uma réplica da placa da escola e um buquê de flores das mãos da primeira dama.


 
O Deputado Chapadinha, agradeceu pelo convite, parabenizou o prefeito pela nova escola e se despediu da cerimônia por problemas de saúde. 
 
Leonardo Neves, representante da Vale, disse que é um dia muito especial para a Vale e que reconhece todo o esforço que foi feito. Na oportunidade, Leonardo também parabenizou Canaã pela gestão.
André Wilson, secretário de educação, agradeceu pela oportunidade, e falou:  "A esperança e o sonho se concretizaram com a inauguração da escola, que é de qualidade e que irá atender a comunidade." O gestor da pasta disse ainda que quando se abre uma escola, se fecha um presídio.
 
O prefeito Jeová cumprimentou a todos e conclui seu discurso dizendo: "Dessa escola sairão futuros profissionais, quem sabe até o prefeito e vereadores que ocuparão nossos cargos."
 
Para finalizar, foi servido um grande almoço pelos profissionais da SEMED e até o secretário vestiu a toca e partiu para o trabalho.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90