Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/11/2019 às 07h36min - Atualizada em 16/11/2019 às 07h36min

Seleção feminina fará amistoso em dezembro no Brasil, fora da data Fifa

Pia só poderá contar com jogadoras que atuam no futebol brasileiro e em clubes dos EUA e Ásia. Planejamento da CBF prevê também um torneio na França no início de 2020

- Jornal In Foco
Globo Esporte
Jogadoras da seleção feminina comemoram um dos gols da partida contra a Polônia — Foto: Daniela Porcelli/CBF
 
Embora ainda não tenham mais datas reservadas pela Fifa para amistosos em 2019, a seleção brasileira feminina ainda não está "de férias". A equipe dirigida por Pia Sundhage terá mais um compromisso este ano: um período de treinos na Granja Comary, complementado por um amistoso.
 
A data e o adversário ainda não foram definidos pela CBF. Por não ser data Fifa, as jogadoras que atuam na Europa não poderão ser convocadas, mas Pia poderá contar com atletas que atuam no futebol brasileiro, Estados Unidos e na Ásia. É possível que o amistoso de dezembro marque o retorno à seleção da atacante Cristiane, do São Paulo, que está retornando de lesão e ainda não foi chamada por Pia Sundhage.
 
Entre as jogadoras mais utilizadas por Pia Sundhage nos amistosos anteriores, a maioria estará à disposição para o amistoso, como a goleira Bárbara, do Kindermann; a zagueira Erika e a lateral-esquerda Tamires, ambas do Corinthians; a meia Luana, do Jeonbuk KSPO, da Coreia do Sul; as atacantes Marta, do Orlando Pride, Debinha, do North Carolina Courage, dos Estados Unidos; Chú, do Changchun Dazhong, da China; e Bia Zaneratto, do Incheon Hyundai, da Coreia do Sul.
 
Outras jogadoras presentes nos amistosos, porém, ficarão fora da convocação, como a volante Formiga, do Paris Saint-Germain, titular nas seis partidas da seleção brasileira com Pia Sundhage; a zagueira Kathelen, do Bordeaux, também da França; e a atacante Ludmila, do Atlético de Madri, vice-líder do Campeonato Espanhol Feminino.
 
Torneio na França abrirá a temporada 2020
 
A CBF também já iniciou o planejamento para 2020: o primeiro compromisso da seleção feminina será um torneio na França no início do ano, mas ainda sem data e adversários definidos. Em julho, o Brasil disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio, primeira competição oficial sob o comando de Pia Sundhage.
 
A seleção feminina está invicta desde a chegada da treinadora sueca, após a Copa do Mundo na França. O Brasil goleou a Argentina por 5 a 0 no Pacaembu, e empatou com o Chile em 0 a 0 na decisão do Torneio Internacional de São Paulo, perdendo o título nos pênaltis; depois, vieram duas vitórias contra seleções europeias, na casa das adversárias: 2 a 1 na Inglaterra e 3 a 1 sobre a Polônia; e em novembro, o Brasil goleou o Canadá por 4 a 0, no Torneio Internacional da China, e empatou em 0 a 0 com a seleção anfitriã, perdendo a decisão nos pênaltis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90