Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/10/2019 às 15h26min - Atualizada em 30/10/2019 às 15h26min

Paysandu e Copa Verde: clube decide em casa pela terceira vez seguida e busca redenção no ano

Bicampeão, Papão terá a chance de erguer a taça mais uma vez diante da Fiel Bicolor, em cinco finais. Relembre as decisões pelas quais o clube passou na história da competição

- Jornal In Foco
Globo Esporte
Paysandu chega para mais uma final de Copa Verde — Foto: Jorge Luiz/Paysandu
O Paysandu conta os dias para decidir, pela quinta vez, a final da Copa Verde. Em quatro decisões, o Papão jogou a derradeira partida duas vezes em casa e outras duas longe de Belém. Após sorteio realizado nesta sexta-feira, os bicolores terão a chance de levantar a taça jogando diante da sua torcida.
 
O Clube de Suiço disputou as finais em 2014, 2016, 2017 e 2018 e ficou com o título duas vezes. E as conquistas e vice-campeonatos estão equilibradas em relação ao local de disputa. O Paysandu foi campeão em 2016, fora de casa; e 2018, diante da torcida. Já em 2014, longe de Belém; e 2017, no Mangueirão, o Papão deixou o título escapar.
 
 
Relembre as cinco finais com o Papão

2014: decisão no STJD

Assim que lançada, a Copa Verde dava ao campeão uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte e essa era uma oportunidade do Paysandu voltar a disputar uma competição continental após 12 anos. Tudo se encaminhava para que isso acontecesse. Na partida de ida, os bicolores venceram o Brasília por 2 a 1, em Belém. Porém, a decisão foi no Distrito Federal e os Colorados devolveram o mesmo placar, levando a decisão para os pênaltis. Heliton e Lima desperdiçaram suas cobrança e os bicolores perderam por 7 a 6. Em seguida a diretoria do Papão denunciou o adversário por supostamente escalar jogadores irregulares.
 
 
A partir da denúncia, o título do torneio regional ficou sem dono. O Paysandu alegava que quatro jogadores do Brasília estavam fora do BID. No primeiro julgamento realizado, em julho daquele ano, a comissão disciplinar do STJD votou por 4 a 0 a favor dos bicolores. A equipe do DF recorreu e o Pleno do tribunal esportivo favoreceu os Colorados por 4 votos a 3, declarando o time campeão. Com isso, o Brasília disputou a fase preliminar da Copa Sul-Americana de 2015.
 
2016: um título da CBF após 14 anos

O Paysandu chegou a sua segunda final de Copa Verde dois anos depois, sonhando ainda em voltar a disputar uma competição sul-americana. O adversário de decisão era de novo uma equipe do Distrito Federal, dessa vez o Gama. Na primeira partida os bicolores venceram por 2 a 0 e foram mais tranquilos para o jogo de volta. Mesmo perdendo por 2 a 1, o título ficou com o Papão. O triunfo representou uma conquista de uma competição da CBF após 14 anos - a última havia sido a Copa dos Campeões de 2002.
 
 
Porém, no final de 2016 a Conmebol reformulou o regulamento da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A consequência disso foi a reformulação, pela CBF, dos critérios para as cessões de vagas para os torneios continentais. Era o fim do sonho do Paysandu de voltar a jogar um campeonato internacional. Além do Papão, o Santa Cruz, campeão da Copa do Nordeste, também perdeu sua vaga. Para compensar, a CBF determinou que, a partir daquela temporada, os vencedores dos dois regionais teriam vaga direta para as oitavas de final da Copa Verde no ano seguinte.
 
2017: primeira final em casa e novo vice

Pela segunda vez seguida na final da competição e tentando o bicampeonato, o Papão tinha pela frente o Luverdense. A missão ficou complicada após derrota no jogo de ida por 3 a 1, em Lucas do Rio Verde, interior do Mato Grosso. Precisando reverter o placar, os bicolores foram pra cima e até saíram na frente com gol de Leandro Carvalho.
 
Na época existia a regra de gol qualificado e então o Paysandu precisava apenas de mais um gol para ficar com o título. A equipe seguiu pressionando, mas aos 31 minutos da etapa final Rafael Silva marcou de pênalti o gol de empate dos visitantes. O Papão até tentou uma reação, mas o time mato-grossense confirmou o título.
 
2018: bicampeão diante da Fiel Bicolor

O Paysandu buscava o bicampeonato da Copa Verde e comemorar pela primeira vez o título diante da sua torcida. Tudo ficou mais fácil após conseguir vencer o Atlético-ES no jogo de ida por 2 a 0, em Cariacica, interior do Espírito Santo. Cerca de 35 mil torcedores lotaram o Mangueirão para ver o Papão ser campeão pela segunda vez. Nem o empate em 1 a 1 estragou a festa dos bicolores.
 
A partida começou mal para o Papão, que saiu atrás do placar ainda no primeiro tempo. O empate bicolor saiu dos pés de Pedro Carmona, aos 27 da etapa final. Dali em diante o Paysandu administrou o resultado. O triunfo na competição serviu de consolo ao clube, que havia perdido o título do Campeonato Paraense para o Remo, o maior rival.
 
2019: busca pela redenção

O rebaixamento no Campeonato Brasileiro confirmado ao final de 2018 pesou bastante nas contas do clube. A perda de patrocínios e cota de transmissão abalaram o planejamento para a temporada. A direção buscou montar um time mais modesto que o usual e a queda precoce no estadual - um mero 4º lugar - pegou mal com a torcida.
 
Mesmo com pouco dinheiro em caixa, o clube aumentou os investimentos para a Série C, já que o retorno imediato para a Segunda Divisão nacional era a grande meta do ano. Após um começo oscilante, demitiu Léo Condé e acertou com Hélio dos Anjos, técnico tarimbado e salário elevado para o padrão atual do clube. O esforço financeiro fez o time avançar de fase, mas o acesso não veio: queda polêmica frente ao Náutico, no Recife.
 
O elenco, no entanto, passou boa parte do ano recebendo os vencimentos com atrasos, que variaram de um a dois meses, como admitiu recentemente o lateral-direito Tony. Mas a Copa Verde - realizada pela primeira vez no segundo semestre - surgiu como oportunidade de redenção na temporada.
 
Sem títulos e com as contas no vermelho, o presidente bicolor conseguiu barganhar com a CBF valores para compensar perdas financeiras e uma cota por ter chegado à decisão. O adversário da vez será outro matro-grossence, o Cuiabá, com o jogo de volta em Belém.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90