Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/10/2019 às 14h57min - Atualizada em 23/10/2019 às 14h57min

Operação Verde Brasil fecha diversas madeireiras no interior do Pará

- Jornal In Foco
Debate Carajás
Polícia Federal desativa quatro madeireiras ilegais na região de São Félix do Xingu — Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Uma operação conjunta da Polícia Federal, Ibama, Instituto Chico Mendes e Polícia Militar fechou quatro madeireiras clandestinas nesta terça-feira (22), em uma localidade conhecida como “Vila Sudoeste”, a 270 km da sede do município de São Félix do Xingu, sudeste do Pará. A ação faz parte da Operação Vede Brasil, que combate o desmatamento na região da Terra Indígena Trincheira Bacajá, que faz divisa com a Vila Sudoeste.
 
Segundo a polícia, os proprietários das madeireiras foram identificados e devem responder por crimes ambientais. Máquinas como tratores e equipamentos das serrarias foram apreendidos, além de grande quantidade de toras e madeira serrada, incluindo espécies de corte proibido, como a castanheira.
 
O Ibama e o ICMbio ainda estão contabilizando o volume total de madeira apreendida e devem tomar providências para que as madeireiras sejam fechadas em definitivo.
 
As Forças Armadas iniciaram no dia 28 de agosto o combate a focos de incêndios florestais no Pará. O Exército está atuando em áreas de preservação atingidas pelas queimadas. Segundo o Exército, a ação no estado faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), com objetivo de controlar as queimadas na Amazônia.
 
Desde o início da Operação Verde Brasil, dezenas de ações já foram realizadas no combate efetivo às queimadas e ao desmatamento da floresta amazônica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90