Jornal In Foco Publicidade 1200x90
21/10/2019 às 15h12min - Atualizada em 21/10/2019 às 15h12min

Força-Tarefa realiza sobrevoo para investigar aparecimento de manchas de óleo no nordeste do Pará

- Jornal In Foco
G1 Pará
Costa paraense será observada sobre possível mancha de óleo — Foto: Maycon Nunes/ Agência Pará
Uma força-tarefa composta por militares do Exército Brasileiro e agentes do Governo do Pará inicia nesta segunda-feira (21) sobrevoo no nordeste do estado para investigar o possível aparecimento de manchas de óleo no litoral paraense. De acordo com o Governo, a operação atua preventivamente com a possível chegada de manchas de óleo, que já atingiram a região nordeste do Brasil.
 
No último sábado (19) a Prefeitura de Abaetetuba, no nordeste do estado, começou a investigar o possível aparecimento de manchas de óleo na praia de Beja, balneário da região. O material foi recolhido e encaminhado para análises em laboratório. O Governo disse que ainda não foi notificado sobre esse caso.
 
O Governo anunciou que a operação conjunta busca monitorar e avaliar as áreas em questão, agindo de forma preventiva, com adoção de estratégias necessárias para a preservação do meio ambiente e segurança das pessoas. Os trabalhos em terra serão coordenados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que deve vistoriar as praias e levar informações para a população.
 
"Já estamos agindo de forma preventiva, caso as manchas de óleo avancem para o território paraense. São ações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual", afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.
 

Helder Barbalho diz que momento é de união de forças para salvar o meio ambiente — Foto: Agência Pará


Apesar do início da operação, a Semas informou que não foram confirmadas, na região costeira do Pará, manchas de óleo que sejam relacionadas ao incidente registrado no nordeste do Brasil.
 
Representantes da Semas, Corpo de Bombeiros do Pará e Defesa Civil Estadual realizaram uma reunião para traçar estratégias preventivas diante de um possível avanço de manchas de óleo. O encontrou também contou com biólogos que fazem o monitoramento e estudo sobre o tema.
 
Os órgãos envolvidos no caso definiram que os trabalhos por terra devem começar pelas cidades de Viseu e Augusto Corrêa, pela proximidade dos municípios com o Maranhão, estado já atingido pelas manchas de óleo. Em seguida, as ações seguiriam para Bragança, Vigia, São Caetano e Colares.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90