Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/08/2017 às 02h26min - Atualizada em 11/08/2017 às 02h26min

OAB promove palestra sobre reforma política e seus aspectos jurídicos nas eleições de 2018

O evento faz parte da programação da IV Semana do Advogado em Canaã dos Carajás

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
É consenso para todos que a política está cada vez mais próxima da sociedade. Apesar do momento de polarização, é inegável que a população tem se importado mais com o que acontece na política nacional e até mesmo internacional. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Canaã dos Carajás, promoveu uma palestra com dois ícones do direito paraense para um debate acerca da reforma política e os seus aspectos jurídicos. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (10) no auditório da Agência Canaã e faz parte da programação proposta pela entidade para a IV Semana do Advogado na cidade. O debate foi aberto ao público e reuniu, além de advogados locais, algumas autoridades, como os vereadores Wilson Leite e Gesiel Ribeiro, o secretário de obras, Agnaldo Costa, a presidente da OAB em Canaã, Josemira Gadelha e a diretora da Agência Canaã, Graça Reis.


 
A palestra foi conduzida pelos advogados José Carlos Lima (conselheiro estadual da OAB, advogado especialista em direito político, deputado por dois mandatos, ex-chefe da Casa Civil do estado do Pará e membro de diversas entidades ligadas ao Meio Ambiente) e Robério Abdon D’Oliveira (advogado eleitoralista com atuação predominante nos tribunais superiores e Diretor-Tesoureiro da OAB Pará.)


 
Os juristas puderam, na ocasião, falar sobre algumas mazelas presentes na política brasileira, entre elas a corrupção entranhada no sistema, e a atual legislação eleitoral no país. De acordo com José Carlos, as instituições e a sociedade têm evoluído, apesar da lentidão. Por ser um debate aberto, as opiniões de alguns presentes acabaram divergindo de algumas ideias expostas pelos profissionais do direito, entre elas a noção do surgimento da corrupção, que para alguns nasce na sociedade e, para outros, surge no cotidiano político.
 
Ainda segundo José Carlos, a democracia brasileira vive atualmente o período mais estável de sua história. A opinião do jurista foi contestada por alguns presentes, mas ele justificou-a explicando que este é o período, em sequência, mais longo em que as eleições são realizadas de forma direta. Assuntos como o voto obrigatório, a operação lava-jato e a necessidade da renovação política também estiveram em pauta.


 
A palestra durou cerca de duas horas. Ao fim, uma rodada de perguntas foi aberta aos presentes. A programação da IV Semana do Advogado continua nesta sexta-feira (11) e terá o seu encerramento com o tão aguardado casamento comunitário, que será realizado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Prefeitura Municipal, antigo PETI, localizado na Rua Angelim, bairro Novo Horizonte, às 16 horas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90