Jornal In Foco Publicidade 1200x90
09/10/2019 às 12h28min - Atualizada em 09/10/2019 às 12h28min

Em Canaã, vacinação contra o sarampo vai até o dia 25; saiba mais

O público alvo para vacinação são crianças de seis meses a menores de cinco anos e adultos de 20 a 29 anos

Kécia Caroline - Jornal In Foco
Foto: Jefferson Almeida
Desde o último dia 30, a prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Saúde, trabalha na campanha de vacinação contra o sarampo no município. Este ano, a mobilização tem como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos e adultos de 20 a 29 anos e vai até o dia 25 de outubro.

A vacinação está sendo realizada em todas as unidades de saúde da zona urbana e, também, nas vilas Planalto e Bom Jesus. As demais unidades da zona rural têm cronograma específico, que deve ser divulgado em breve pela Semsa.

O “Dia D” para a campanha será no sábado (19). A campanha é considerada “seletiva”, ou seja, só serão vacinados aqueles que precisam iniciar o esquema de vacinação ou completar o esquema de imunização contra a doença.
 
Sobre o sarampo:
 
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os sintomas incluem febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
 
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90