Jornal In Foco Publicidade 1200x90
28/09/2019 às 09h59min - Atualizada em 28/09/2019 às 09h59min

Semdes forma primeira turma de muay thai em Canaã

Ao todo, 72 atletas foram graduados nesta sexta (27) em Canaã dos Carajás. Projeto de muay thai é desenvolvido nos Cras do município

Kécia Caroline e Beatriz Macieira - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Concentração, golpes precisos e muita emoção definem bem o que 72 atletas viveram na noite desta sexta-feira (27) em Canaã dos Carajás. Na data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) formou a primeira turma do projeto de muay thai, que é desenvolvido nos Centros de Referência em Assistência Social de Canaã (Cras).

Os jovens lutadores receberam novas faixas e subiram de categoria. O evento de formação aconteceu no Cras do Novo Brasil e foi prestigiado pelo astro paraense de MMA Otávio Javali, um dos responsáveis pela última avaliação dos atletas. “O muay thai é uma arte de defesa, é uma forma de tirar essa molecada do ócio. Não é para fazer mal aos outros, mas para se defender e ter mais respeito pelas pessoas. Agradeço aos que acreditam nisso, sem sombra de dúvidas, esse projeto está gerando oportunidades.”

Iniciado há um ano, o muay thai do Cras tem mudado a realidade de jovens em Canaã. “Tem um grande significado esse momento vivido aqui por esses alunos. É sobre esporte, mas também sobre cidadania, sobre respeito, sobre princípios” explicou Meire Marques, responsável pela coordenação do Centro de Referência.
O mestre Jan Costa, responsável pelo treinamento dos alunos, destacou o apoio da Semdes na proposta. “Agradeço o suporte que temos e as pessoas não mediram esforços pra fazer isso acontecer. Obrigado por acreditarem.” O mestre lembrou ainda que os alunos são orientados a não usar o que sabem para ferir outras pessoas, mas sim como forma de defesa. “Trocamos porrada nos treinos e apresentações, mas no final nos abraçamos; isso é sinal de respeito. E esse respeito deve ser levado para a vida desses jovens.”
 



Secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo falou sobre o momento. “Realmente é uma grande emoção. Se fizermos uma retrospectiva, a gente vai ver que foi uma grande caminhada até chegar aqui a esse momento da primeira graduação. Foi uma árdua batalha e conseguimos avançar; parabéns às crianças e aos pais por acreditar nesse trabalho. É possível transformar a realidade de pessoas e a tendência é que cresça a cada ano.”
 

Com novos ‘kruangs’, os jovens lutadores seguem agora para uma nova etapa de suas trajetórias. A expectativa é de evolução nos próximos anos: evolução no esporte, como atleta, e evolução na vida, como cidadãos.

Confira aqui todas as fotos do evento.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90