07/08/2017 às 12h24min - Atualizada em 07/08/2017 às 12h24min

Começam os atendimentos da IV Semana do Advogado em Canaã dos Carajás

Após o sucesso da corrida realizada no domingo, centenas de pessoas procuraram nas primeiras horas do dia atendimento na ação social.

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Com o tema “Criança e adolescente, cidadãos do presente”, os atendimentos da IV Semana do Advogado em Canaã dos Carajás tiveram início nesta segunda-feira (07). Já nas primeiras horas da manhã uma fila com centenas de pessoas aguardava a abertura dos portões para a comunidade. Várias autoridades locais estiveram presentes, entre elas o prefeito em exercício, Alexandre Pereira, os secretários Roberto Andrade, Wescley Amorim, Jurandir José, Agnaldo Costa, André Wilson, Dinilson Santos, Divino Souza e Alexânia Morais, o Procurador do Município Hugo Leonardo, o presidente da Câmara Junior Garra, os vereadores Gesiel Ribeiro e Dionísio Coutinho, além da diretora da Agência Canaã, Graça Reis.


 
O jovem Wallyson da Silva, o primeiro da fila para os atendimentos, falou sobre o motivo da sua vinda para a ação: “Cheguei hoje às cinco da manhã e vim aqui para fazer a correção de um documento, um registro de nascimento. Uma ação dessas é muito boa, pois o meu documento está para ser arrumado há mais de dois anos, já gastei dinheiro com advogado para resolver e agora vou poder resolver isso de graça. É muito bom para todos nós” afirmou.


 
Membros da Polícia Civil de Belém estão presentes na ação para o auxílio na expedição de cédulas de identidade. O coordenador da equipe, Jorge Luiz Almeida, falou sobre os trabalhos que serão realizados durante toda a semana: “Nós, da Polícia Civil, somos os responsáveis pela emissão dos RG’s, ela começa nessa segunda e vai até a quinta-feira. Estamos aqui para dar total apoio nessa operação da Semana do Advogado da OAB. O horário de atendimento será das 08 da manhã até as 17 horas. Nossa equipe é composta por quatro pessoas e viemos da capital.” Almeida explicou também o porquê de o município não dispor de um serviço efetivo de emissão de cédulas de identidade: “Nosso estado tem dimensões imensas, 144 municípios, e nós entendemos a dificuldade de estrutura do estado. Canaã não é a única cidade que não possui o serviço. Hoje só os grandes centro do estado possuem, como Marabá, Santarém, Castanhal, Belém... Mas já foi aberto processo para que cada município, mediante a sua gestão municipal, tenha acesso a isso. Acredito que Canaã terá em breve o seu serviço de emissão. O estado tem se colocado à disposição para o atendimento, mas o município precisa cobrar mais” concluiu.


 
A solenidade de abertura teve início com a composição da mesa diretora. Fizeram parte desta, a presidente da OAB Josemira Gadelha, Alexandre Pereira, Junior Garra e os promotores de justiça locais Ruy Barbosa e Emerson Correia. Em suas falas, todos exaltaram a importância da Semana do Advogado e destacaram a atuação da OAB no município. “Estive falando com a doutora Josemira e perguntei a ela a expectativa de atendimentos durante a semana. Ela me falou que a expectativa fica em torno de 1000 atendimentos. Se fizermos uma conta rápida e calcularmos uma média de gasto de R$ 5 mil por ação, teremos uma economia de R$ 5 milhões para a nossa população. Isso é investimento da OAB. Os advogados estão de parabéns” disse o presidente Junior Garra. Os promotores de justiça aproveitaram a ocasião para enaltecer os trabalhos da advocacia local.


 
A presidente Josemira Gadelha abriu oficialmente os atendimentos saudando os presentes, agradecendo aos parceiros e também exaltando o empenho dos colegas advogados: “O meu especial agradecimento vai para todos os advogados, pois nós nos unimos em uma corrente chamada solidariedade para que esse evento de fato aconteça e estamos aqui para servir. Sobre o tema desse ano, a criança e o jovem não são o futuro, mas sim o presente. O jovem que furto livros para ler, a criança que sofre estupro não são futuro, são o presente. Nós cidadãos somos todos responsáveis e podemos fazer a diferença” concluiu.


 
Uma apresentação de balé com crianças também foi realizada e uma orquestra de jovens músicos foi a responsável por executar os hinos nacional e de Canaã dos Carajás. Os atendimentos estão sendo realizados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Prefeitura Municipal, antigo PETI, localizado na Rua Angelim, bairro Novo Horizonte.










Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »