Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/08/2019 às 17h00min - Atualizada em 13/08/2019 às 17h00min

Bombeiros registram crescimento no número de queimadas no sudeste do Pará

O clima seco e a massa de ar quente têm causados problemas que causam riscos contra a saúde da população e até o trânsito fica prejudicado com o problema.

- Jornal In Foco
G1
O Corpo de Bombeiros de Marabá, sudeste do Pará estima um crescimento no número de queimadas no primeiro semestre do ano na região. O clima seco e a massa de ar quente têm causados problemas que causam riscos contra a saúde da população e até o trânsito fica prejudicado com o problema. A cidade amanheceu na última segunda-feira (12) coberta de fumaça.
 
A fumaça intensa provocada pelas queimadas atrapalha a visibilidade dos motoristas na área urbana e nas rodovias. O problema já conhecido pela população é resultado das constantes queimadas na região sudeste do estado que se intensificam no período mais seco e quente do ano. De acordo com o Corpo de Bombeiros, de 2017 para 2018 houve uma redução de 25% no número de queimadas. Neste ano os dados voltaram a crescer, até agora foram registrados mais de 100 ocorrências.
 
Ainda segundo os bombeiros, as queimadas mais frequentes são as urbanas principalmente quando a população resolver fazer a queima de terrenos, o que acaba se descontrolando e prejudicando a todos. Além do risco nas estradas e o dano direto ao meio ambiente, a população que entra em contato com a fumaça fica vulnerável a problemas de saúde. A procura por atendimento principalmente ligado a problemas respiratórios aumento nesta época do ano.
 
Em uma Unidade Básica de Saúde do município cerca de 100 atendimentos por semana são realizados ligados a problemas respiratórios a crianças e idosos. A orientação dos especialistas é evitar ter o contato direto com a fumaça, principalmente os grupos de riscos que são crianças e idosos. Outra orientação, é evitar a prática de exercícios ao ar livre enquanto a fumaça não tiver cessado.
 
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) já está autuando quem pratica esse tipo de crime e até agora cerca de R$ 12.000,00 foram expedidos em multas e quatro autuações já foram cumpridas.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90