Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/08/2019 às 15h05min - Atualizada em 07/08/2019 às 15h05min

Valentina Shevchenko afasta lutas contra Jéssica e Amanda Nunes: "Focada na minha categoria"

Campeã do peso-mosca tem revanche contra primeira algoz da carreira, Liz Carmouche, marcada para este sábado no UFC Montevidéu, e promete criar "uma nova história"

- Jornal In Foco
G1
Valentina Shevchenko defendeu o cinturão pela primeira vez no UFC 238, em junho, e saiu vencedora por nocaute — Foto: Getty Images
Na categoria do meio entre duas brasileiras campeãs do UFC, Valentina Shevchenko está no caminho de conquistas históricas para ambas. Jéssica Andrade, campeã do peso-palha (até 52,2kg), declarou recentemente que gostaria de subir para desafiar a quirguistanesa no peso-mosca (até 56,7kg) e conquistar seu segundo cinturão no Ultimate. Já Amanda Nunes venceu Shevchenko duas vezes no peso-galo (até 61,2kg), e poderia descer aos moscas para uma trilogia de olho num inédito título simultâneo em três divisões de peso diferentes.
 
Ambas vão ter que esperar. Valentina tem pela frente a americana Liz Carmouche neste sábado, na luta principal do UFC Montevidéu, no Uruguai. Seu foco permanece em defender o seu cinturão e em permanecer no peso-mosca.
 
- Há tantas opções agora. Posso enfrentar a Jéssica Andrade, ou posso enfrentar a Amanda Nunes, tantas lutas! Neste momento, estou focada na minha categoria, peso-mosca, porque eu estava lutando há muito tempo no peso-galo porque não havia outras opções, não tinha outras categorias. Toda vez é diferente quando você enfrenta alguém maior e mais pesada, você perde um pouco de vantagem na luta. Quando lutei no peso-galo, nunca cortei peso, mas mesmo assim me sentia forte, em boas condições, e lutei pelo cinturão. Quando o UFC criou o peso-mosca, fiquei muito feliz, e agora tenho essa oportunidade de performar e mostrar minha técnica e minha potência na minha categoria de peso natural - disse Shevchenko em entrevista ao Combate em Montevidéu.
 
E ela tem razão para focar no combate de sábado que vem. Além de Amanda Nunes, apenas uma outra mulher a venceu no MMA: Liz Carmouche, sua adversária em Montevidéu. A americana a derrotou em 2010, num evento regional em Oklahoma, nos EUA, quando ambas ainda davam seus primeiros passos na modalidade - era a oitava luta da quirguistanesa e a quinta da americana. Mesmo nove anos depois, Shevchenko ainda lembra do confronto, sua primeira derrota na carreira, com detalhes. E, pela sua descrição, foi um revés um tanto enganoso.
 
 
- Eu me lembro que aquela luta foi uma boa luta do meu lado. Eu estava vencendo a luta em pé no primeiro round, eu a derrubei e queria fazer uma chave de perna. Neste momento, acho que ela tentou uma pedalada, mas não foi algo a se preocupar porque não foi superforte, continuamos rolando no chão, eu tentava finalizá-la e ela resistia. Mas aí terminou o round e voltamos para o córner. Neste momento, os médicos vieram e viram sangue. Eu tinha visto sangue enquanto fazíamos a luta agarrada, mas não sabia de quem era. Achei que talvez fosse dela. Os médicos viram que o sangue era meu, havia um corte sobre a sobrancelha. Eles decidiram encerrar a luta, eu fui contra isso, queria continuar a luta, mas eles decidiram - contou Valentina.
 
Muito tempo se passou desde então, e ambas mudaram muito. A campeã do peso-mosca lembra também que as circunstâncias do mundo da luta eram bem diferentes, e jura que o resultado no sábado também será.
 
- Naquela época, não era como agora. (Hoje) Você tem tempo para estudar sua adversária, ir no Google e ver suas lutas. Naquela época, era uma semana de sobreaviso: "Você quer fazer esta luta?" Sim, por que não? Você nunca perguntava quem era sua adversária, só a encontrava do outro lado do cage, era isso. (...) OK, foi há dez anos, e tenho uma oportunidade de criar uma nova história. Eu com certeza vou fazer isso, uma nova história para minha carreira, uma nova vitória para meu cartel, e meu objetivo é manter meu cinturão por um longo tempo.
 
 Apesar de nascida no Quirguistão, país da Ásia Central que integrou a antiga União Soviética, Valentina Shevchenko tem uma longa relação com a América do Sul, o que influenciou na sua escolha para fazer a luta principal do UFC Montevidéu. Ainda adolescente, ela se mudou com os pais e sua irmã Antonina para o Peru, onde residiu por quase uma década. Por isso, lutar no Uruguai traz um sentimento especial.
 
- Nós moramos por oito anos no Peru, na América do Sul, e é claro que viajamos muito durante esses oito anos. Visitamos muitos países na América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador... Posso dizer que uma parte enorme da minha vida é na América do Sul, isso mexe com meu lado emocional, e estou muito feliz que esta luta vai acontecer aqui no Uruguai, a primeira luta do UFC aqui na história, e tenho a oportunidade de fazer a luta principal - comentou.
 

O Combate e o Combate Play transmitem o UFC Montevidéu ao vivo e com exclusividade neste sábado, a partir de 18h (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas em vídeo aberto ao vivo e acompanha o card inteiro em Tempo Real. Confira o card completo:
 
 
UFC Montevidéu
10 de agosto, no Uruguai
CARD PRINCIPAL (21h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Liz Carmouche
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Mike Perry
Peso-pena: Luiz Eduardo Garagorri x Humberto Bandenay
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Ilir Latifi
Peso-médio: Rodolfo Vieira x Oskar Piechota
Peso-pena: Enrique Barzola x Bobby Mofett
CARD PRELIMINAR (18h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Alexey Kunchenko
Peso-pesado: Ciryl Gané x Raphael Bebezão
Peso-palha: Tecia Torres x Marina Rodriguez
Peso-mosca: Rogério Bontorin x Raulian Paiva
Peso-galo: Geraldo de Freitas x Chris Gutierrez
Peso-leve: Rodrigo Kazula x Alex Leko
Peso-mosca: Veronica Macedo x Polyana Viana
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90