Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/08/2019 às 14h49min - Atualizada em 07/08/2019 às 14h49min

Bolsonaro diz que deve indicar novo PGR até a próxima segunda-feira

Mandato da atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge, termina em setembro. Indicação do PGR compete ao presidente da República, de acordo com a Constituição.

- Jornal In Foco
G1
Bolsonaro durante entrevista à imprensa na portaria do Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (7) — Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (7) que deve indicar o novo procurador-geral da República "no máximo" até a próxima segunda-feira (12). O presidente conversou com jornalistas na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, antes de seguir para a agenda do dia, no Palácio do Planalto (veja no vídeo abaixo).
 
Desde o início de junho, Bolsonaro tem em mãos uma lista tríplice proposta por integrantes da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) com as sugestões do Ministério Público para sucessão da atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge. O mandato dela começou em 2017 e acaba em setembro.
 
"Eu acredito que no máximo segunda-feira, até para dar tempo dele conversar com os senadores. Possível nome aí e fazer a sabatina de modo que, quando a senhora Raquel sair, ou caso ela venha a ser reconduzida, já está tudo resolvido", disse o presidente.
 
Bolsonaro diz que deve indicar novo PGR até a próxima segunda-feira
 
 
De acordo com a Constituição, compete ao presidente da República indicar o PGR, mas ele não é obrigado escolher para o cargo um dos nomes da lista da ANPR. O colunista do G1 Matheus Leitão entrevistou todos os candidatos à lista tríplice. Leia as entrevistas de Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blaul Dalloul.
 
Na semana passada, Bolsonaro se encontrou pela terceira vez com o subprocurador-geral da República Augusto Aras. O encontro não constou da agenda oficial de Bolsonaro, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Aras não figura a lista tríplice da ANPR.
 
Questionado sobre Aras nesta quarta, Bolsonaro disse que ele "está no radar". Aras integra o Ministério Público desde 1987 e define-se publicamente como conservador.
 
Perguntado sobre as chances de Raquel Dodge, Bolsonaro disse que "todo mundo está no radar ainda". Dodge não está na lista da ANPR, mas tinha se colocado 'à disposição' para seguir no cargo.
 
Missão do PGR

Cabe ao procurador-geral da República chefiar o Ministério Público da União por dois anos. O MPU abrange os ministérios públicos Federal, do Trabalho, Militar, do Distrito Federal e dos estados.
 
O procurador-geral tem a função de representar o Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF). Também desempenha a função de procurador-geral Eleitoral.
 
 
Compete, também, ao procurador-geral pedir abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores. Ele também tem a prerrogativa de apresentar denúncias nesses casos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90