Jornal In Foco Publicidade 1200x90
12/07/2019 às 10h06min - Atualizada em 12/07/2019 às 10h06min

Alternativas para aproveitar o tempo livre nas férias

Para ajudar os pais a promoverem atividades educativas e que também animem a criançada

- Jornal In Foco
Colégio Marupiara
Internet
As tão esperadas férias de julho chegaram e muitos pais já começam a pensar em como entreter os filhos durante esse período. Os recursos tecnológicos como jogos em smartphones e tablets são as primeiras opções de diversão que vem na cabeça das crianças. Mas, esse merecido momento de descanso precisa ser movido por experiências diferentes, que tornarão as férias divertidas e ricas de aprendizagens.
 
Para ajudar os pais a promoverem atividades educativas e que também animem a criançada, listamos algumas dicas de passeios e brincadeiras para as férias de julho. Confira!
 
Colocando a mão na massa!
 
As crianças adoram saborear quitutes nas férias, por isso, brincar de culinária é uma ótima opção para divertir os pequenos durante uma tarde e também para ensinar a importância dos alimentos. Os pais podem utilizar receitas simples e que possibilitem a participação da criança. Ao inserir os ingredientes, é interessante que os pais contem brevemente a origem do alimento e expliquem porque é importante não os desperdiçar.


 
Acampamento em casa
 
Muitas vezes, os pais não conseguem conciliar as férias do trabalho com as férias escolares dos filhos, mesmo assim, é possível realizar atividades divertidas durante o fim de semana ou mesmo a noite. Um acampamento dentro de casa, com todos indo dormir na sala, por exemplo, é uma ótima oportunidade de interação entre os filhos e os pais, além de ser muito divertido e possibilitar que a família saia da rotina mesmo estando em casa.


 
Ensine brincadeiras tradicionais
 
As crianças de hoje nasceram na “Era Digital” e muitas delas não conhecem brincadeiras que fizeram parte da infância dos seus pais. Ensinar para as crianças como se brinca, por exemplo, de peão, peteca, o mestre mandou ou caça ao tesouro, resgata boas lembranças nos pais, que podem aproveitar para contar um pouco sobre a infância aos seus filhos, além de ampliar o reportório das crianças.


 
Estimule a leitura e a escrita
 
Durante as férias, é comum que as crianças queiram ficar longe de atividades que lembrem o ambiente escolar. No entanto, promover uma roda de leitura com a família, na qual cada membro se encarrega de ler e interpretar um capítulo do livro, é uma forma bem animada de estimular a leitura durante as férias. Além disso, brincadeiras como stop, detetive e forca incentivam o raciocínio lógico e a escrita das crianças.


 
Descubra novos lugares
 
Ir ao shopping ou ao parque de diversão é o desejo de todas as crianças durante as férias. Esses passeios podem ser incluídos no roteiro, porém, uma forma de proporcionar novos aprendizados e descobertas para as crianças são as levando a lugares novos.
 
Um passeio pelo museu, monumento histórico ou mesmo uma visita a outros bairros da cidade, amplia o conhecimento das crianças sobre o local onde elas moram e também sobre a história de seu país. Para que essas descobertas não fiquem cansativas para as crianças, é importante que os pais tracem um roteiro leve e lúdico, que promova o conhecimento de forma divertida.


 
Seguindo essas dicas, os pais podem aproveitar as férias de julho com seus filhos com muita animação e aprendizados, sem que seja preciso gastar muito.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90