Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/07/2019 às 16h35min - Atualizada em 04/07/2019 às 16h35min

CTA de Canaã oferece capacitação para manicures

Para se inscrever na capacitação é necessário apresentar documento oficial com foto

Kevin William - Jornal In Foco
Internet
As inscrições para a capacitação voltada para manicures estão sendo realizadas na recepção do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Av. JK, centro de Canaã dos Carajás. A capacitação deve acontecer no final do mês de julho. “Na capacitação as manicures irão aprender a esterilizar os objetos que usam no trabalho e iremos oferecer o serviço de testagem a elas. ” Disse, Karla Vieira, coordenadora do CTA/CANAÃ. 

A ação faz parte do julho Amarelo, Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção contra a Hepatite. Além da capacitação, durante todo o mês de julho, palestras, testagens e aconselhamento sobre a doença também serão realizadas no CTA/CANAÃ, anexo a secretaria. “Uma das formas de transmissão da doença é o uso compartilhado de objetos cortantes, por isso a importância da capacitação. ” Afirma. 

Para se inscrever na capacitação é necessário apresentar um documento oficial com foto, como, o RG. 

Baixa procura pelo teste 

Após uma semana do início da campanha, a procura pelo teste que detecta a hepatite e outras doenças sexualmente transmissíveis está bem abaixo do esperado. A sala de espera está praticamente vazia. “A hepatite geralmente não apresenta sintomas, isso faz com que as pessoas achem que não devem realizar o teste. Isso é perigoso. Tem que realizar o teste o mais precoce possível. Isso aumenta as chances de cura. ” Explicou, Karla.  

Segundo dados do CTA/CANAÃ, atualmente 10 pacientes passam por tratamento regular. No entanto outro dado preocupa. “É o abandono do tratamento. Muita gente que foi diagnosticada com a doença deixou de tomar as medicações necessárias para o tratamento. ”  Afirma. “É preciso que as pessoas façam o teste. É o primeiro passo para garantir uma sobrevida maior para o paciente. Não deixemos o preconceito falar mais alto que a nossa saúde. “ Esclareceu. 

O que é hepatite?

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

Saiba mais; http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hepatite

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90