Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/06/2019 às 15h23min - Atualizada em 03/06/2019 às 15h23min

Canaã estende vacinação contra a gripe a toda a população

O atendimento das Unidades de Saúde da Família é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

- Jornal In Foco
A vacinação contra o vírus da Influenza vai até o dia 14 de junho. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta de aplicação aos grupos alvo da campanha foi atingida. Para se vacinar, o usuário do Sus deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. Até a última sexta-feira (31), 8.518 cidadãos foram vacinados no município.

Seguindo as normas do Governo Federal, a vacinação era destinada apenas a idosos, mulheres que deram a luz a até 45 dias, crianças de seis meses a menos de seis anos, trabalhadores da saúde, professores que atuam em salas de aula, indígenas, idosos a partir dos 60 anos, além de pessoas com saúde frágil (doentes renais e hepáticos, diabéticos e obesos). 

O atendimento das Unidades de Saúde da Família é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Conheça Mitos e Verdades sobre a vacina da gripe

É possível pegar gripe pela vacina?

Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

É preciso tomar a vacina todos os anos?

Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

Gripe e resfriado são doenças diferentes?

Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?

Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

A gripe pode matar?

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:
– Lavar e higienizar as mãos com frequência.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.
– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.
– Ter boa alimentação e beber bastante líquido.
– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.
– Manter a sua casa bem arejada.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90