Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/06/2019 às 18h23min - Atualizada em 01/06/2019 às 18h23min

Primeira noite do 6º Festival da Cultura Nordestina

O evento foi realizado na Praça da Bíblia, no bairro Novo Horizonte, e reuniu um dos maiores públicos da história do festival.

- Jornal In Foco
A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (Funcel), deu início ao 6º Festival da Cultura Nordestina do município nesta sexta-feira (31).

O evento foi realizado na Praça da Bíblia, no bairro Novo Horizonte, e reuniu um dos maiores públicos da história do festival.
 
Na primeira noite, sete quadrilhas do município disputaram o título de campeã local. Respectivamente, as quadrilhas Expoletados, Katinguelé, Caipira de Raiz, Sonho Junino, Flor Junina, Busca Fé e Chapéu de Fogo apresentaram suas coreografias ao público e mostraram disposição para vencer a disputa. As apresentações juninas se estenderam por mais de três horas e foram avaliadas por quatro jurados.
 
Com carisma, irreverência e uma sincronização impecável de movimentos, a quadrilha Katinguelê, do bairro Novo Brasil, foi a grande campeã da noite. Fernando, o noivo e puxador da equipe, não escondeu a emoção ao faturar o título. “Foram dias de muito ensaio e dedicação por cada uma das pessoas dessa equipe. Nossa proposta é sempre dançar com alegria e só se preocupar com a disputa depois. Hoje deu tudo certo e conseguimos levar esse título tão importante para nós.”
 
A quadrilha Katinguelê volta a se apresentar neste sábado (1) na disputa intermunicipal. Na data, quadrilhas de várias cidades da região se apresentam e concorrem ao título de campeã regional. Por conta do título na primeira noite, a Katinguelê representará Canaã dos Carajás em outra disputa regional, desta vez na cidade de Nova Ipixuna.


 
Genival Castro, gestor de políticas públicas do bairro Novo Horizonte, aprovou o festival. “Hoje é um dia de alegria, um dia de trazer essa festa tão linda aqui pro nosso bairro. Estamos imensamente felizes pelo público que compareceu em peso e que está mostrando muita animação nessa grande noite.”
 
Diretora de cultura de Canaã, Cleides Pimenta falou sobre o evento. “O que a gente quer é trazer ao público essas tradições tão importantes que estão na raiz de qualquer brasileiro. O festival já faz parte do calendário cultural de Canaã e este ano está superando todas as expectativas.”
 
Presente na ocasião, o prefeito Jeová Andrade falou sobre o resgaste das tradições nordestinas. “Canaã dos Carajás é uma cidade formada por pessoas de todo o Brasil, incluindo do nordeste. Essas pessoas ajudaram a construir esse município também e o resgate a essas tradições é importantíssimo. Hoje, há centenas de famílias aqui reunidas para acompanhar uma festa belíssima. O incentivo à cultura é um compromisso do governo municipal.”
 
Após as apresentações juninas e a divulgação do resultado final da competição, os cantores Eliseu Viegas e Jairon foram ao palco com um repertório que animou o público presente. 
 
Neste sábado, a partir das 19h o segundo e último dia de festival terá início. Veja abaixo o cronograma oficial das quadrilhas regionais que se apresentam.
 
1º Katinguelê
 
2° Império de São João
 
3° Explode Coração
 
4°Amor Perfeito
 
5° Fumaça no Rabo
 
6° Coração Caipira
 
7° Sensação Junina
 
8° Explosão de Cheiro
 
Logo após a disputa regional, a banda Anjo Azul fará o encerramento do festival com muito forró e animação. Não fique de fora, participe!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90