Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/07/2017 às 23h22min - Atualizada em 22/07/2017 às 23h22min

Cartas de Agatha Christie revelam verdadeiro temperamento da autora

DOL - Diário Online/The Guardian

Rainha do Crime, Agatha Christie, tinha uma relação muito próxima com o editor Billy Collins, responsável pelas publicações da escritora, na editora Harper Collins. Em correspondências descobertas recentemente, não só a relação amistosa dos dois, mas também as desavenças, ficam evidentes em alguns momentos.

Em missivas do fim da década de 1940, Christie reclamou para Collins do fato de ter sido chamada de velha: “Recebo cartas de fãs surpresos por eu ser uma 'velhinha'", ao que Collins respondeu brincando: “Francamente, Agatha, naquela foto [de publicidade] parece que você tem 70 anos”.

Brava, a escritora disse que ninguém gostou das fotos: “Parece que nem as retocaram, todas as linhas e rugas estão lá. E, pare com isso, não tenho 70 anos. Na verdade não tenho nem 60!” 

Essas correspondências provam que, além da proximidade, os dois também tiham divergências. Em mais de uma situação, o editor e a escritora discordaram sobre as capas dos livros. Um dos exemplos mais emblemáticos foi quando a Rainha do Crime detestou a capa de Os doze trabalhos de Hércules, mas Collins a publicou mesmo assim.

“O design da capa de Hércules ocasionou as observações e sugestões mais complicadas e obscenas da minha família. Tudo o que posso dizer é: tente novamente!”, argumentou a escritora no escrito.

Em outra situação, um de seus livros foi publicado antes da aprovação final. Ela viu o exemplar de seu último lançamento nas mãos de um fã, que a cumprimentou pelo trabalho. Christie ficou furiosa: “Acho que está tratando seus autores de forma vergonhosa”, escreveu para Collins.
 

Contudo, as desavenças eram menores do que o lucro que a relação dos dois proporcionava. Em uma ocasião, Bill Collins até ofereceu um carro de presente para Christie, um Jaguar, mas a escritora o recusou, pois estava “muito velha para se divertir”.

Ocasionalmente, a conversa dos dois passava do profissional para o pessoal. Em setembro de 1940, Collins perguntou à escritora se poderia ficar com seu jardineiro, Midgley, cuja esposa "estava desgastada" e queria uma mudança de cenário. Christie mais tarde perguntou a Collins, cujo irmão era um tenista famoso, se ele poderia arranjar bolas de tênis através de suas conexões de Wimbledon, já que era cada mais difícil de encontrá-las durante a guerra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90