25/04/2019 às 08h57min - Atualizada em 25/04/2019 às 08h57min

Laboratório de Negócios Agroflorestais beneficiará pequenos produtores da região de Carajás

O evento inicia na Fazenda São Francisco, localizada à Estrada Vicinal 13, próximo ao Balneário Água Boa.

- Jornal In Foco
Nesta quinta-feira (25) um Dia de Campo vai marcar o lançamento do Laboratório de Negócios Agroflorestais (LAB-SAF), em Canaã dos Carajás, espaço destinado à troca de conhecimentos técnicos e acadêmicos voltados à agricultura familiar, consorciada com o cultivo de produtos florestais, e consequentemente ao atendimento de pequenos agricultores. 

O evento inicia às 8h, na Fazenda São Francisco, localizada à Estrada Vicinal 13, próximo ao Balneário Água Boa. A implantação do laboratório é uma iniciativa da ONG Conexsus – Conexões Sustentáveis, em parceria com o Fundo Vale e Florestas Engenharia, por meio da Belterra Agroflorestal.  

Confirmaram presença para o Dia de Campo representantes da mineradora Vale, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o vice-prefeito de Canaã dos Carajás, Alexandre Pereira, integrantes do Instituto Tecnológico Vale (ITV), professores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), representantes do Banco da Amazônia (BASA) e da EMBRAPA, entre outros convidados.



Projeto Demonstrativo SAF Carajás

A Fazenda São Francisco abriga um dos oito núcleos ativos de negócios agroflorestais do LAB-SAF. O objetivo do projeto é analisar quais modelos podem combinar técnicas e espécies para obter os melhores resultados, associando aspectos sociais e econômicos à conservação ambiental. 

A proposta é que esses modelos possam ser replicados, por meio de parcerias rurais – especialmente para agricultores familiares e extrativistas – gerando aumento de renda aos produtores, com maior geração e distribuição de valor nas cadeias produtivas. 

Os primeiros plantios do SAF Carajás foram realizados em janeiro de 2019, abrangendo uma área de cinco módulos de dois hectares cada um. Após a etapa de plantio e análise das linhas – que foi precedida pela preparação do solo, arado e incorporação de calcário para equilibrar o pH – foi realizada a manutenção e o monitoramento para posterior colheita dos frutos. Para realização do plantio, a Belterra Agroflorestal contratou pequenos produtores da vizinhança.   
   
SERVIÇO: Dia de Campo na Fazenda São Francisco
DATA: 25/04/19 (quinta-feira)
HORÁRIO: das 8 às 12 horas
LOCAL: Fazenda São Francisco

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »