Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/04/2019 às 10h57min - Atualizada em 17/04/2019 às 10h57min

Na 11ª Sessão Ordinária, vereadores apoio a agricultores da Serra do Rabo e aprova indicações ao executivo

Ainda na ocasião, três indicações ao executivo foram aprovadas de forma unânime.

- Jornal In Foco
Internet
A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou, nesta terça-feira (16), a 11ª Sessão Ordinária de 2019. Na data, os vereadores utilizaram a tribuna para reforçar o apoio aos agricultores da Serra do Rabo, localizada na zona rural de Canaã.

Os produtores rurais pedem que a Vale e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) cumpram condicionantes acordadas para a criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos.

No mesmo dia, os parlamentares já haviam se reunido com os produtores rurais e com os representantes da mineradora e do instituto para tratarem do assunto.

A pauta dos agricultores é a regularização fundiária do setor, visto que os moradores daquela comunidade estão impedidos de produzir desde que o Parque foi criado, há quase quatro anos.

No grande expediente o Advogado da Associação dos Produtores Rurais da Serra do Rabo, Vinicius Borba falou o assunto “Essas pessoas não podem mais esperar, já são muitos anos aguardando essa indenização ou remanejamento para outra área e até agora nada, estamos pedindo que seja cumprido o que foi acordado, que era o atendimento a esses produtores, o progresso precisa continuar, mas a vida dessas pessoas também. A Vale precisa resolver essa questão!"


Vinicius Borba , Advogado da Associação dos Produtores Rurais da Serra do Rabo

O vereador Anderson Mendes reafirmou a sua posição favorável à causa dos agricultores. “Não é fácil lutar contra a Vale, mas, às vezes, é necessário, ao que parece, não temos o apoio do prefeito nessa luta, mas nós vamos envolver o governo do estado, deputados e quem mais for preciso. ”

Gesiel Ribeiro fez uma reflexão sobre o tema. “Esse assunto é complicado e quem mais está sendo prejudicado são essas pessoas, a Vale sempre consegue o que quer, pois tem um poder enorme e muito dinheiro, do que adianta sair milhões de toneladas de minério daqui se o povo não está sendo beneficiado? Precisamos buscar uma solução para que nosso povo tenha liberdade para produzir novamente. ”


Vereador Gesiel Ribeiro

Vânia Mascarenhas também se colocou à disposição para a luta. “Nós vamos à Brasília na próxima semana buscar uma solução para esse problema, eu acredito que as coisas são fáceis de resolver basta boa vontade; quando não há, é necessário que a gente cobre e é isso o que faremos. ”

Por sua vez, Maria Pereira também falou. “Podem contar com todos os gabinetes dessa Câmara, todos os vereadores são favoráveis a essa luta e não vamos abrir mão. ”


Vereadora Maria Pereira

João Nunes lembrou o quão fundamental é a resolução dessa problemática. “Essas pessoas vivem da terra e precisam produzir para ter o que comer; portanto, não dá mais para esperar. ”

O presidente Wilson Leite lembrou que, uma vez resolvida a situação dos agricultores, renda será gerada. “A produção agrícola é fundamental, pois gera emprego, renda e alimenta essas famílias, hoje, a nossa maior demanda é emprego; todas as pessoas que nos procuram querem isso e precisamos lutar para resolver essa questão, essa Casa de Leis deve se posicionar nesse sentido. ” Wilson também destacou que “enquanto o minério não for verticalizado, a cidade vai sofrer com o desemprego. ”


Presidente, Wilson Leite

Indicações aprovadas

Ainda na ocasião, os vereadores aprovaram, por unanimidade, três indicações ao executivo.

Indicação nº 022/2019 – autoria do vereador Rael da Marcenaria
Indicando ao executivo municipal para que proceda com a instalação de climatizadores de ar no Mercado Municipal. “São vários clientes que visitam o mercado e sofrem com o excessivo calor, essa não é a primeira vez que faço a indicação e acredito que ela seja viável para o governo municipal. ”


Vereador Rael da Marcenaria 
 
Indicação nº 007/2019 - autoria do vereador Anderson Mendes Indicando ao executivo municipal que faça um estudo, por meio de um Projeto de Lei, para a redução do valor da iluminação pública em Canaã. "Hoje as pessoas vivem uma situação difícil e dramática em Canaã, pois o desemprego é grande e os valores estão muito altos, as pessoas não têm condições de pagar esse preço, por isso é fundamental que o poder executivo reveja essa situação."

 
Indicação nº 039/2019 – autoria do vereador João Nunes 
Indicando ao executivo municipal a pavimentação asfáltica e a rede de esgoto e água potável no bairro Jardim América. “Aquele bairro carece de infraestrutura, é necessário que o asfalto chegue para aquelas famílias, bem como água potável e esgoto. Isso representa qualidade de vida para centenas de pessoas. ”

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90