Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/04/2019 às 11h52min - Atualizada em 11/04/2019 às 11h52min

Política Cultural de Canaã dos Carajás em destaque Nacional

Val André Botelho - Jornal In Foco
A política cultural empreendida pela Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás por meio do Núcleo de Iniciação Cultural da FUNCEL nos últimos cinco anos será pauta de discussão no X Seminário Internacional de Políticas Culturais. O evento que chega à celebração de sua 10° edição no ano de 2019 ocorrerá entre os dias 06 e 09 de maio de 2019, na Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro (RJ).
 
O Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa e a Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão, divulgaram no último dia 22/03 (sexta feira), a lista de trabalhos aprovados que comporá a programação do evento tendo como objetivo, a apresentação de experiências e estudos científicos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores, gestores e demais profissionais que atuam ou tenham interesse na área de políticas culturais. A Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão – FCRB tem por principal objetivo a formação de um centro de excelência, de um polo avançado de estudos no campo das políticas culturais e da gestão, em torno do qual possa ser articulada uma rede de pesquisadores, contribuindo com os processos de disseminação de conhecimento e consequente formação qualificada e atualizada de profissionais que atuam no campo.
 
O Artigo intitulado Política Cultural e Diálogo Intercultural no Território Amazônico, de autoria dos Assistentes Sociais Deíze Almeida Botelho e Marcus Wilke Lima, promove reflexão e análise sobre o processo de implantação do projeto Núcleo de Iniciação Cultural na Garantia de Direitos. Uma experiência abraçada por diferentes agentes sociais atuantes no município, sob a gestão da FUNCEL em parceria com a empresa Tallentus Amazônia, financiada pela Fundação Itaú Social e Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente. O estudo aborda os desafios traçados no processo de construção de uma política cultural baseada no diálogo intercultural para a garantia de direitos de crianças e adolescentes residentes num território amazônico de alta vulnerabilidade e risco social.
 
 
O projeto NIC na Garantia de Direitos tornou-se uma das mais importantes iniciativas culturais do Norte do País. Esta caminha para o alcance de seu objetivo maior de promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio de atividades artísticas e socioeducativas que possibilitem o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e com a rede de proteção. Suas ações contemplam oficinas de expressões artísticas nas modalidades de: teatro, dança, artes visuais, arte popular e música. Além de exposições e apresentações artísticas como estratégia de fomento ao protagonismo infanto-juvenil, beneficiando crianças, famílias e a comunidade em geral.
 
O artigo completo será disponibilizado por meio de publicação nos Anais do X Seminário Internacional de Políticas Culturais
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90