Jornal In Foco Publicidade 1200x90
09/04/2019 às 09h06min - Atualizada em 09/04/2019 às 09h06min

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta

Em Belém, a campanha deve imunizar mais de 360 mil pessoas contra os vírus Influenza A (H1N1).

- Jornal In Foco
G1
Inicia nesta quarta-feira (10) a 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 31 de maio, sendo o dia 4 de maio, o Dia de Mobilização Nacional. Em Belém, a campanha deve imunizar mais de 360 mil pessoas contra os vírus Influenza A (H1N1pdm09), Influenza A (H3N2) e Influenza B, que são os mais circulantes no hemisfério sul. A vacina é anual, trivalente e estará disponível em todas as salas de vacina das Unidades Municipais de Saúde (UMS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Nazaré Athayde, a imunização contra a Influenza deve ser feita anualmente, já que as características dos vírus mudam constantemente. “O objetivo com a campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nas populações alvo, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas”.
 
No dia 4 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) realizará o Dia de Mobilização Nacional com mais de 200 postos de vacina espalhados em praças, escolas e instituições parceiras. “Queremos que a vacina chegue o mais próximo possível do público, permitindo assim, que as pessoas cuidem da sua saúde e aproveitem este benefício”, afirma Nazaré.
 
O Ministério da Saúde define alguns grupos como prioritários para o período de 10 de abril a 31 de maio. A gripe é uma doença grave e pode levar a óbito, por isso é muito importante que as pessoas procurem os serviços de saúde para receberem a imunização. “Não deixe para a última hora. Prevenir é sempre a melhor atitude”, alerta Nazaré.
 
Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:
10 a 17 de abril:
 
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
 
- Gestantes em qualquer idade gestacional.
 
22 a 31 de maio:
 
- Puérperas (até 45 dias após o parto), com comprovação.
 
- Professores de escolas públicas e privadas.
 
- Idosos (a partir dos 60 anos).
 
- Crianças de 5 anos a menores de 9 anos com doenças crônicas.
 
- Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado).
 
- Povos indígenas (a partir de 6 meses de idade).
 
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas.
 
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
 
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).
 
 
A Sesma alerta que todo caso suspeito de eventos adversos graves após a vacinação devem ser notificados imediatamente para a Coordenação Municipal de Imunização, pelo telefone 3344-2456.
 
Serviço
 
Vacinação contra a Gripe disponível de 10 de abril e 31 de maio, das 8h às 17h, em todas as salas de vacina das Unidades Municipais de Saúde para grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde.
 
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90