Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/03/2019 às 13h16min - Atualizada em 27/03/2019 às 13h16min

8° Sessão Ordinária tem aprovação de reajuste de benefício, suplementação e indicações

Com informações da Ascom/CM - Jornal In Foco
Na 8ª Sessão Ordinária do ano de 2019 realizada nesta terça-feira (27) os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 001/2019, de autoria do executivo, que dispõe sobre o reajuste e a reposição de perdas inflacionárias do auxílio alimentação de servidores efetivos e comissionados do governo municipal.  

O benefício agora será de R$ 550,00 e será depositado com efeito retroativo, tendo como base o mês de fevereiro, já nos proventos referentes ao mês de março. O novo valor deve ser depositado até o quinto dia útil do mês de abril. Assim como o novo valor do benefício, a Casa de Leis também aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei 006/2019, também de autoria do executivo, que solicita a alteração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e pede abertura de crédito suplementar. O Projeto ainda será debatido e votado em mais uma sessão.

Grande Expediente

Durante a Sessão, os parlamentares utilizaram a tribuna por 10 minutos no Grande Expediente para falar sobre diversos assuntos. Alguns parlamentares falaram sobre a situação do
asfalto no bairro Parakanã.

Junior Garra destacou a necessidade de um recapeamento asfáltico na localidade. “É necessária uma força-tarefa naquele bairro para reparar esse problema. Há ruas quase intransitáveis e só quem perde com isso é a população. O poder público deve olhar com mais atenção para aquele lugar.”



Anderson Mendes concordou com a fala do colega. “Aquele bairro já foi entregue ao município e já é responsabilidade da prefeitura. É lamentável o estado daquelas ruas. É necessário que todo o asfalto lá seja refeito.” Ainda em sua fala, o parlamentar criticou a demora do governo municipal para sancionar o projeto Bolsa Atleta, de sua autoria. “Essa iniciativa foi ignorada pela Funcel. Fui informado de que a Liga Esportiva não quis ser parceira desse projeto e só quem perde com isso são os nossos desportistas. Além disso, a cultura está abandonada no município, o que é vergonhoso para uma cidade tão rica.”

Maria Pereira criticou a gestão da Fundação de Cultura Esporte e Lazer de Canaã. “A grande verdade é que não vamos ter uma cultura forte enquanto o atual gestor, o senhor Gidalto, estiver lá. Ele não tem conhecimento sobre esporte ou cultura e já passou da hora de sair desse cargo. A crítica não é ao governo, mas ao gestor daquela autarquia. Precisamos de pessoas mais bem preparadas para gerir uma pasta tão importante.”



Vânia Mascarenhas, por sua vez, criticou duramente problemas na iluminação pública no Residencial Canaã. “Aquele povo está vivendo às escuras. Isso tudo contribui para que acidentes aconteçam, bem como forma um ambiente mais propício para assaltos e ações criminosas em geral.”

Baiano do Hospital falou sobre segurança pública. “A Polícia Militar está de parabéns pelo trabalho que está fazendo em Canaã e gostaria de pedir um reforço nas rondas ali próximo à Escola Tancredo Neves.” O parlamentar também chamou a atenção do governo para casos de doenças como dengue e leishmaniose.



O presidente Wilson Leite falou sobre geração de emprego e renda em Canaã. “Parabenizo o governador Helder pela iniciativa de isentar algumas indústrias no estado para geração de mais postos de trabalho. Que isso sirva de lição para Canaã! É preciso incentivar indústrias para gerar empregos para nossa gente. É isso o que o gestor deve fazer: utilizar o recurso da compensação pela exploração mineral para atrair investimentos. ”
 
Indicações aprovadas

Os parlamentares aprovaram por unanimidade as quatro indicações abaixo:

Indicação nº 023/2019, de autoria do vereador Gesiel Ribeiro, pede a construção de redes de água e esgoto, construção de galerias, asfalto e meio fio no bairro Alto Bonito. “Cada cidadão tem direito a uma vida mais digna. Aquele bairro é extenso e as ruas estão quase intrafegáveis. Toda essa infraestrutura será fundamental para todas as pessoas que moram lá. É um compromisso de todos nós a luta por mais qualidade de vida” afirmou.

Indicação nº 024/2019, de autoria da vereadora Maria Pereira, pede ao executivo municipal que faça o recapeamento asfáltico da Rua do Campo. “O asfalto dali é muito antigo, de 2003, e vários remendos já foram feitos. Não tem mais como remendar. Peço que o governo olhe com mais carinho para aquele local. O estrago é grande. Na época da chuva, é muita lama e no verão bastante poeira” explicou a parlamentar.

Indicação nº 027/2019, de autoria do vereador João Batista Gustavo, indica ao executivo a criação do CARTÃO MORADIA, vinculado programa Moradia Digna. “O programa Moradia Digna já existe. A ideia é que essa indicação sirva para reformas na casa, melhorias, entre outras atividades. Acredito que esse valor será importante para que essas famílias possam concluir suas moradias” disse o vereador.

Indicação nº 030/2019, de autoria do vereador Junior Garra, indica ao executivo municipal, que proceda a instalação de iluminação na pista de caminhada e implantação de ciclovias no entorno do bosque Gonzaguinha. Indica ainda que tal medida seja adotada como regra nos demais bosque do município. “A única iluminação que tem é a da rua e isso traz insegurança, atrai a atividade criminosa. Além disso, as ciclovias são fundamentais, pois as pessoas acabam utilizando a calçada no entorno do parque para o ciclismo. É necessário que a gente incentive o esporte e essa é uma ótima forma” afirmou Garra.

Próxima Sessão Ordinária
Na próxima terça-feira (2), a Câmara Municipal realizará a 9ª Sessão Ordinária de 2019, às 18h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90