Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/03/2019 às 11h51min - Atualizada em 23/03/2019 às 11h51min

Você sabe como é feito o tratamento de água?

Em alusão ao Dia Mundial da Água diretor geral do SAAE explica sobre o trabalho feito na ETA.

Stephanny Sousa - Jornal In Foco
No dia 22 de março foi celebrado o Dia Mundial da Água. Em Canaã centenas de alunos da rede municipal de ensino visitaram a Estação de Tratamento de Água do SAAE localizado no Parque Natural Municipal Veredas dos Carajás onde receberam palestras sobre o tratamento da água do município, além de conhecerem a história do parque.
 
O Dia Mundial da Água foi instituído com o propósito de alertar a população do mundo sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida, a preocupação com os recursos hídricos é sempre evidenciada, porém deveria fazer parte do dia-a-dia das pessoas, já que a água está presente em quase todos os momentos de nossa vida, seja para higiene pessoal, consumo, preparo de alimentos, transporte, ou ainda gerar energia.
 
 Tudo começa por um processo chamado de captação é nele que é feito a filtragem grosseira de folhas e galhos, logo após o processo é a floculação que nada mais é uma adição de substancias que aglomeram as partículas de sujeira.
 
Depois da floculação é a vez de ser feita a decantação que faz com que as partículas sejam depositadas no fundo e retiradas. Após é feito a filtragem, a desinfecção e então depois de todo o processo a água é mandada para o reservatório para ser distribuída para todas as casas.


Gladiston Campos explicando sobre o tratamento da água
 
A explicação foi dada pelo o diretor geral do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Canaã dos Carajás, Gladiston Campos, que recebeu nossa equipe para uma exclusiva.
 
Ainda em sua fala, Gladston lembra que a água que abastece todo o município é pura e própria para consumo, que apesar dos rumores da água conter ferro devido as jazidas de minério da região, o processo de filtragem é severo, tornando-a então boa para ser bebida e utilizada na preparação de alimentos.
 
Cerca de 500 km de canos de água e esgoto circulam pelo município, e desde 2015 a qualidade da água tem crescido constantemente tanto que engenheiros e diretores de outros sistemas de abastecimentos da região tem usado o trabalho feito em Canaã como exemplo.


Funcionários bebendo a água depois de filtrada
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90