Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/03/2019 às 10h50min - Atualizada em 15/03/2019 às 10h50min

Sem uso, academias de saúde de Canaã encontram-se abandonadas desde suas inaugurações.

Obras essas que custaram dinheiro dos cofres públicos.

Alex Rocha - Jornal In Foco
Alex Rocha
 
Três academias de saúde do município de Canaã dos Carajás localizadas nos bairros: Novo Horizonte, Novo Brasil e João Pintinho desde as suas inaugurações encontram-se abandonadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

As mesmas nunca foram utilizadas pela comunidade, as academias de saúde foram construídas inspiradas no programa Academia Saúde, lançado em 2011.


Inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) José Caetano de Souza “Zelão” e, também, a Academia de Saúde no bairro João Pintinho em 2017.

 A estratégia era fazer com que os espaços funcionassem e fossem utilizados por pessoas com idade mínima de 06 anos a mais de 60 anos, como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde.

Nossa equipe do Jornal In Foco visitou as três unidades e conversamos com alguns moradores que moram próximo a essas academias.


Academia de saúde do  bairro Novo Horizonte


Academia de saúde do  bairro João Pintinho


Academia de saúde do  bairro Novo Brasil

Dona Rita Araújo de 36 anos, moradora do bairro Novo Horizonte reclama da sujeira do local “É uma obra que nunca foi utilizada pela comunidade, inauguraram a obra e até hoje se encontra sem uso, local se encontra sujo, cheio de fezes e animais peçonhentos podendo até ter proliferação de mosquito da dengue, essa semana até que capinaram por fora, mais dentro continua imundo. ”

O morador João Alberto Soares, de 50 anos, do bairro Novo Brasil também protesta contra o mau uso do local “Foi um dinheiro jogado fora, poderia ter usado de uma outra forma, aqui no bairro temos medo de passar na rua aonde fica academia além de ser muito escuro, fica ao lado da escola e isso torna perigoso, o local está cheio de matos completamente abandonado, um espaço desse deveria ter um outro objetivo. ”

Em setembro de 2018 pensando em uma solução, a Vereadora Maria Pereira fez uma indicação de Nº 071/18, na tribuna da câmara municipal de Canaã na qual dizia: solicito a sessão dos espaços físicos das academias de saúde do município para o desenvolvimento do projeto NIES: Núcleo de Iniciação Esportiva, da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – FUNCEL.

Que tem como justificativa atender as crianças e jovens carentes do município e contribuir para a promoção da saúde, dando oportunidade aos mesmo a terem acesso a práticas esportivas, oferecendo atividades esportivas como Jiu-Jitsu, Futebol, Capoeira dentre outras.

Seis meses após a sua indicação a Vereadora e a população, continuam sem resposta, em fala Maria Pereira reforça seu pedido “Tive a iniciativa de fazer essa indicação, foi aprovada por unanimidade por essa casa, pedindo que a saúde cedesse aquele espaço para ser aproveitado, pois lá é um veículo público que não teve objetivo algum para que elas funcionasse, como a Funcel tem suas atividades esportivas e tem poucos espaço, tive a ideia de aproveitar o espaço que está fechado, e nessas academias estão colocando em risco a sociedade, pois não está tendo zelo, muita sujeira e mato se encontra muito grande, precisamos de muitos investimentos no município sem ter condição de fazer e esse foi um que não está servindo para a comunidade, até o momento não obtive nenhuma posição se vai voltar a funcionar com o principal objetivo ou se vai atender a Funcel. ”


Vereadora Maria Pereira 
 
No último dia 07 de março, o Jornal In Foco enviou um oficio a Secretaria de Saúde solicitando resposta aos moradores.

Em resposta, a secretária de saúde Daiane Celestrine informou que devido as academias terem sido depredadas após levantamento do custo para poder reforma-las, iniciamos processo licitatório e que nos próximos dias teremos licitação de manutenção predial, assim que terminar o processo licitatório iniciaremos a reforma das três academias, também estamos organizando a segurança dos prédios públicos para que os mesmos não sejam novamente depredados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90