08/03/2019 às 11h12min - Atualizada em 08/03/2019 às 11h12min

Quinta Sessão Ordinária de Canaã é regada de muitas críticas e homenagens.

Stephanny Sousa - Jornal In Foco
Com informações da Ascom Câmara
Em homenagem as mulheres a vereadora Maria Pereira presidiu a sessão de ontem
Devido ao feriado na última terça-feira, a quinta sessão do ano foi realizada na noite de ontem (07) na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, por conta da data que antecipa o dia Internacional da Mulher, os parlamentares da casa utilizaram a tribuna para homenagear as mulheres. Em um ato de homenagem Wilson Leite repassou a presidência da casa para a vereadora Maria Pereira para que ela pudesse seguir com os trabalhos legislativos.

Antes das comemorações, no entanto, os vereadores aprovaram por unanimidade quatro indicações ao executivo.


Indicações aprovadas
  • Indicação 010/2019, de autoria do vereador Anderson Mendes, pede que o executivo adquira uma área e construa um Parque de Vaquejadas em Canaã.
  • Indicação 012/2019, de autoria do vereador Rael da Marcenaria, pede que o executivo adquira terreno para a construção da sede da Liga Esportiva de Canaã dos Carajás
  • Indicação 017/2019, de autoria do vereador Baiano do Hospital, pede que o executivo construa quebra-molas no bairro Residencial Canaã
  • Indicação 018/2019, de autoria do vereador Wilson Leite, pede que o executivo instale placas de identificação em ruas, bairros e órgãos públicos do município


No grande expediente os vereadores homenagearam as mulheres, Maria Pereira foi a primeira a fazer o uso da palavra dizendo “Parabéns às mulheres, feliz dia internacional. Vale destacar a luta. Não é fácil ser mulher e representar elas aqui no legislativo. Faço o meu melhor a cada dia para que elas se sintam bem representadas. ”


Vereadora Maria Pereira

A segunda foi a vereadora Vânia Mascarenhas que durante seu tempo exibiu um vídeo falando sobre todas as mulheres que a bíblia cita e finalizou dizendo “Feliz dia das mulheres, que sejamos sempre virtuosas! Que vocês sejam mais sábias a cada dia; a mulher é o esteio da família e essa data serve para lembrar também a importância delas na sociedade. ”


Vereadora Vânia Mascarenhas 

O terceiro foi o vereador João Nunes que aproveitou para distribuir rosas pelo plenário “A mulher é vida e é necessário que, ao longo de todo ano, a gente relembre a importância delas para o mundo. Discordo quando dizem que elas são a parte mais frágil; acho que a cada dia elas conquistam um pouco mais de espaço na sociedade. ”


Vereador João Nunes

João Batista também fez o uso da tribuna e homenageou primeiro sua esposa e finalizou seu discurso dizendo  “Estendo a minha homenagem a todas as mulheres. Sabemos do espaço que elas têm conquistado em uma sociedade machista. Por tudo isso, desejo a todas que esse dia seja ainda mais especial que os outros. ”

O presidente da casa Wilson Leite reconheceu a importância do dia 08 e concedeu a presidência para a vereadora Maria Pereira dá continuidade aos serviços, na tribuna o vereador lembrou  “O dia da mulher é uma data de reflexão. A sociedade, depois de muitas lutas, reconhece como natural a presença feminina, mas ainda assim as mulheres precisam mostrar a sua competência mais do que os homens. Essa luta continua diariamente e é necessária que todos se posicionem a favor da igualdade de direitos.”


Vereador e presidente da casa Wilson Leite

Vereador Gesiel Ribeiro também fez o uso da tribuna para homenagear as mulheres da sua família “Sou muito grato às mulheres que fazem parte da minha vida. Minha mãe, minha esposa e, em nome delas, eu cumprimento a todas as mulheres nessa data. O que seria do mundo sem cada uma delas?”

Walter Diniz por sua vez também distribuiu rosas pelo plenário e ponteou a importância da mulher na sociedade “É necessário que a gente relembre e reafirme a importância da mulher ao longo de todo o ano. Compreendo que a luta é necessária, apesar de todas as conquistas que elas já tiveram.”

Dionísio Coutinho foi o último a utilizar a tribuna no grande expediente e frisou a importância de a mulher ser lembrada durante o ano inteiro e não apenas um dia “Essa é uma data fundamental e merece ser lembrada o ano inteiro. Parabenizo todas essas guerreiras pela força, serenidade, clareza e persistência.”

Mas entre homenagens, houve também as críticas ao governo, o vereador Junior Garra foi um dos vereadores que levou questões para serem debatidas e lembrou sobre as denúncias realizadas contra a secretaria de saúde do município  “Não tenho o que temer. Sobre a saúde, estou aguardando o prazo regimental para as respostas. Eu acredito, sim, que as coisas devam ser esclarecidas, pois não tenho nada a esconder. O nosso papel enquanto vereador é fiscalizar qualquer secretaria e analisar todos os gastos.”


Vereador Junior Garra

João Batista, por sua vez, destacou o trabalho de regularização fundiária. “Parabenizo o trabalho feito pelo Idurb na entrega dos títulos definitivos para os moradores do Paraíso das Águas. Foi um árduo trabalho do governo e é bom que se destaque esse trabalho. Esse é um sonho antigo daqueles moradores.”

Rael da Marcenaria elogiou o trabalho no Paraíso das Águas e também falou sobre o primeiro Carnaval Solidário. “Foi uma excelente iniciativa e quero pedir ao município que repita esse ato várias vezes ao longo do ano; será muito positivo para milhares de famílias. Tenho certeza que o carnaval de muita gente foi ainda melhor.”

Élio do Líder parabenizou o governo. “O prefeito está de parabéns, tanto pela ação da Secretaria de Desenvolvimento Social, quanto pela regularização Fundiária. Foram duas ações importantes para a cidade e essas famílias é quem ganharam com esse trabalho bem feito.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá na terça-feira (12), às 18h.


 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »