Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/01/2019 às 11h31min - Atualizada em 23/01/2019 às 11h31min

Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20% termina dia 29 de Março em Canaã dos Carajás

O contribuinte tem até dia 31 de dezembro para está efetuando o pagamento, mais caso queira antecipar o mesmo tem até dia 29 de março com desconto de 20%.

Alex Rocha - Jornal In Foco
Internet
As despesas de começo de ano já são tradições para os canaenses. Gastos com material escolar, férias e renovação de seguros são muito comuns nessa época. Além disso, também é tempo de pagar o temível IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Apesar de já contarem com esse gasto todos os anos, muitas pessoas ainda não sabem a melhor forma de lidar com o IPTU.

Pensando nisso, o Jornal In Foco conversou com o responsável pelo departamento de tributos da Prefeitura Municipal, Robson Ferreira de Oliveira o auditor fiscal de tributos e separamos algumas dicas sobre o tema para os colaboradores. Confira:


 
Robson Ferreira de Oliveira, Auditor fiscal de tributos

Pagamento:

Se o empresário ou dono do imóvel não possui todo o recurso necessário para quitar de uma só vez o seu IPTU, você pode parcelá-lo ou fazer uma reavaliação do valor.

Prazo:

O contribuinte tem até dia 31 de dezembro para está efetuando o pagamento, mais caso queira antecipar o mesmo tem até dia 29 de março com desconto de 20%.

De acordo com auditor fiscal, os carnês estão sendo distribuídos aos contribuintes para as residências, mas, para aproveitar o desconto de 20%, não precisa esperar o recebimento do carnê, apenas se dirigir a Prefeitura Municipal no departamento de tributos antes que o prazo se encerre.

Em Canaã ao total são cerca de 40 mil imóveis sendo casa e lotes, mais cerca de 5 mil estão sem identificação, Robson alerta os proprietários para realizarem a atualização do cadastro, não é necessário ter escritura da casa para gerar o IPTU, bastar trazer os documentos pessoais e da casa para que seja feito o registro.

A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, um valor estabelecido pelo Poder Público para alguns bens, como os imóveis. A partir desse valor, são calculados impostos, emolumentos judiciais ou administrativos. É diferente do valor do mercado de um produto, que é o valor pelo qual ele pode ser vendido.
 
O departamento de tributos fica na Rua Teotônio Vilela-Centro, S/N no prédio da Prefeitura Municipal e o atendimento é de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Conhecer melhor o IPTU é uma forma de torná-lo menos ameaçador. Se você possui algum imóvel e está na dúvida de como quitar o imposto, analise bem as suas opções e escolha aquela que é mais conveniente. Dessa forma, você evitará problemas financeiros.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90