Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/01/2019 às 11h58min - Atualizada em 07/01/2019 às 11h58min

MP prepara nova denúncia por abusos sexuais contra João de Deus

Segundo o órgão, médium será ouvido novamente, agora sobre os crimes que serão relatados no documento. Ele está preso no Núcleo de Custódia e nega as acusações.

- Jornal In Foco
G1
O médium João de Deus, estão preso em Goiás após acusações de abuso sexual — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O Ministério Público de Goiás prepara uma nova denúncia contra João de Deus por abusos sexuais. Com isso, o médium vai ser ouvido novamente pelos promotores sobre os crimes que compõem o documento. Ele segue preso no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia e nega as acusações.
 
“A denúncia por novos crimes sexuais deve ser apresentada ainda nesta semana. Não é possível precisar quantos crimes vão compor e nem quais, porque ainda estamos trabalhando nela. Também vamos ouvir o João de Deus novamente essa semana sobre os casos que constarão no documento”, disse a promotora Gabriella Clementino.
 
Ela conta ainda que cerca de 100 mulheres já foram ouvidas pelo órgão, que segue analisando todo o material colhido durante a força-tarefa. A promotora não descarta, ainda, que outras denúncias aconteçam.
 
"São muitos depoimentos, então podemos oferecer outras denúncias. Além disso, tem o crime de posse de arma, que ainda não recebemos o inquérito da Polícia Civil, mas que deve ser analisado e virar outra denúncia", contou.
 
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o inquérito ainda não foi concluído porque ainda aguardam laudos das armas apreeendidas na casa do médium, em Abadiânia. As pedras preciosas e dinheiro também encontrados no imóvel foram enviados para avaliação de peritos na Caixa Econômica Federal. Além disso, a corporação aguarda o resultado de outros laudos sobre a perícia feita na Casa Dom Inácio de Loyola, onde o médium fazia os atendimentos espirituais.
 
João de Deus está preso desde o dia 16 de dezembro no Núcleo de Custódia. A defesa pediu habeas corpus para o médium no Tribunal de Justiça de Goiás e no Superior Tribunal de Justiça. Os dois órgãos negaram, em caráter liminar, o pedido.
 
Agora, os advogados esperam a análise do pedido feito ao Supremo Tribunal Federa (STF). Após o médium passar mal da prisão e ser levado para o hospital, no último dia 2, o advogado Alberto Toron argumentou ao ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo e plantonista durante o recesso do Tribunal, que o cliente estava com a saúde debilitada. Como alternativa, também pediu prisão domiciliar, já que João de Deus tem 77 anos e tem problemas cardíacos.
 
Em dois pareceres, a procuradora-geral Raquel Dodge se posicionou contra a liberdade do médium. Entre os embasamentos usados está o relatório da Justiça goiana, apontando que ele não necessita de atendimento especializado.
 
Investigação

O MP-GO denunciou João de Deus no dia 28 de dezembro por quatro crimes que englobam fatos investigados pela Polícia Civil e pelo próprio MP: dois por violação sexual mediante fraude e dois por estupro de vulnerável.
 
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) informou que a denúncia contra o médium só será analisada após o plantão judiciário, que terminou nesta segunda-feira (7). Além disso, os autos foram remetidos à "juíza natural do processo", Rosângela Rodrigues dos Santos, responsável pela comarca de Abadiânia, no Entorno do DF, onde o caso tramita.
 
Situação atual

Ministério Público Estadual de Goiás denunciou João de Deus por violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável no dia 28 de dezembro. Órgão também recorreu de decisão que determina prisão domiciliar de João de Deus por posse de arma, em 29 de dezembro;
Médium está preso desde o dia 16 de dezembro;

Ele é investigado por estupro, estupro de vulnerável, violação sexual mediante fraude e posse legal de arma;
João de Deus prestou depoimento para a Polícia Civil quando foi preso, e ao MP-GO no dia 26 de dezembro;

Esposa do médium foi ouvida pela Polícia Civil no dia 26 de dezembro e disse que não sabia de crimes;
Justiça concedeu prisão domiciliar por posse de armas no dia 27 de dezembro, mas ele segue preso por violaçõa sexual. João de Deus teve habeas corpus negado no TJ-GO e STJ e aguarda decisão do STF;

Após o médium passar mal na prisão no dia 2 de janeiro, o presidente do Supremo pediu novas informações sobre o estado de saúde de João de Deus à Justiça de Goiás. Juíza Marli de Fátima Naves diz que não havia necessidade de transferência para hospital.
Diante dessa informação, o ministro Dias Toffoli pediu novo parecer à PGR, que continuou contrária ao habears corpus.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90