Jornal In Foco Publicidade 1200x90
25/10/2018 às 08h37min - Atualizada em 25/10/2018 às 08h37min

Portaria no Diário Oficial garante emprego da Força Nacional em apoio ao ICMbio no Pará

Pedido partiu do Ministério do Meio Ambiente após ataques a equipes de fiscalização do ICMBio na Floresta Nacional de Itaituba 2. Região é uma das que mais foram desmatadas na Amazônia.

- Jornal In Foco
G1
G1
Uma portaria publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União garante o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (Força Nacional) em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
O pedido partiu do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, após ataques a equipes de fiscalizaçãodo ICMBio que atuavam em uma operação contra o desmatamento na Floresta Nacional de Itaituba 2, no sudoeste do Pará.
 
Segundo o Ministério, a medida vale por seis meses, mas ainda não está definido quantos homens vão reforçar a segurança e nem quando começam a atuar.
 
Na última terça-feira (23), o Comando Geral da Polícia Militar decidiu suspender temporariamente o apoio às ações de fiscalização do instituto. De acordo com a PM, a suspensão foi para 'prevenir possíveis novos distúrbios onde estavam sendo realizadas as ações do ICMbio. A PM mencionou a ''insatisfação de colonos'' e ''o risco à integridade física de policiais e fiscais".
 
Na quarta-feira (24), o ICMBio informou que também suspendeu as ações de fiscalização na região até que seja restabelecido o apoio policial para garantir segurança dos agentes de fiscalização. Mas, na versão do Ministério do Meio Ambiente, as operações das equipes continuaram. 

Ataques

Na sexta-feira (19), moradores tentaram impedir uma operação do ICMbio na Floresta Nacional de Itaituba. Segundo o ICMbio, manifestantes bloquearam pontes e atiraram pro alto pra intimidar os fiscais, que só conseguiram deixar a floresta sob escolta policial.
 
A região é uma das que mais foram desmatadas na Amazônia nos últimos anos. No local, o ICMbio é responsável por fiscalizar 12 unidades de conservação, áreas protegidas que somam 9 milhões de hectares de floresta.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90