Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/10/2018 às 14h49min - Atualizada em 23/10/2018 às 14h49min

Animais abandonados e moradores de Canaã dos Carajás prejudicam trabalho de secretária ambiental

Stephanny Sousa - Jornal In Foco
As obras de revitalização da Av. Weyne Cavalcante nem foram finalizadas e já há indícios de vandalismo e maus tratos por parte da população canaense. A obra que foi iniciada em agosto deste ano ainda passa por processo de finalização do canteiro central.

Na última sexta-feira (19) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o plantio de 150 mudas de flores para compor o projeto de paisagismo da avenida, porém, um morador, segundo a denúncia feita para o jornal, por volta das 16h, teria colocado um cavalo em dois dos canteiros localizados pela avenida, que acabou sendo pisoteado e servindo de alimento para o animal.


Canteiro central da Avenida Weyne Cavalcante 

Nossa equipe entrou em contato com o Engenheiro Florestal da SEMMA, Ivan Faustino que afirmou que situações como essa são constantes. Além desses animais, os próprios moradores têm roubado as mudas dos canteiros. Um exemplo disso aconteceu logo após o período festivo da FENECAN, o canteiro central da Avenida dos Pioneiros foi alvo desses roubos, sendo levados então, cerca de 10 mudas de árvores. Com isso a secretaria tem tido dificuldades para realizar seus projetos de arborização.


Mudas de árvores foram roubadas da Avenida Pioneiros

Outro ponto está na Avenida São João, no Bairro Novo Horizonte, é comum observar por lá muitos animais abandonados se alimentando do plantio da secretaria e o sumiço de algumas mudas.


Plaquinhas escritas "Não pise na grama" são vistas pelos canteiros
da avenida


Quem também falou sobre o assunto foi o coordenador de Posturas Valdevino Carvalho. Questionado sobre a possível multa para os donos dos animais e se há algum centro de Zoonoses no município, ele esclareceu:  “Muitos desses animais é quase impossível saber sobre quem são seus respectivos donos. Infelizmente a falta dessa informação é uma barreira para que a gente tome as medidas cabíveis, que são as multas, a gente pede que se alguém souber informar sobre os donos desses animais, que denuncie para que possamos fazer nossa parte. Em breve, no novo aterro sanitário de Canaã, terá uma unidade de Zoonoses para que esses animais sejam retirados das ruas e levados para lá. No momento, nós sofremos com essa falta de lugar adequado para abrigar esses animais, mas já está sendo estudado e será solucionado em breve”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90