Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/10/2018 às 11h46min - Atualizada em 10/10/2018 às 11h46min

Professores da rede municipal recebem formação do PNAIC em Canaã dos Carajás

A formação discutiu os rumos da Educação Infantil no município e propôs novas metodologias de ensino.

Alex Rocha - Jornal In Foco
Alex Rocha
A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira o cerimonial da formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) 2015/2016, o evento teve início às 19h, no centro de formação localizado na Avenida dos Pioneiros no centro da cidade, reunindo cerca de 109 professores da educação infantil, onde receberam a certificação do programa.

O secretário de educação Edison Valadares que se fez presente no evento falou sobre a certificação do PNAIC aos educadores “Vamos fazer a entrega do certificado aos professores que buscaram a melhoria na qualidade, no profissionalismo para ensinarem aos nossos alunos a aprenderem a ler e escrever, diminuindo o índice de analfabetismo em Canaã. ”


 Edison Valadares, secretário de educação

A ex – orientadora do programa Iranina Maria Ribeiro contou um pouco sobre o período do PNAIC “A formação foi bastante organizada e os formadores de estudo recebiam toda a orientação de Marabá, assim trazendo as inovações para o município através do material do Governo, tudo com o propósito de alfabetizar as crianças na idade certa. ”


ex – orientadora do programa Iranina Maria Ribeiro 

Jandiaria Santana Pereira uma das educadoras formada pelo PNAIC ressaltou a relevância em participar da certificação “O programa foi uma experiência única, quando cheguei ao município percebi que tinha algo a mais a me oferecer quanto professora, e acredito que foi de bastante importância na vida de cada um e agradeço a Canaã dos Carajás que está de parabéns pela iniciativa e estou feliz em fazer parte dessa formação. ”


Jandiaria Santana Pereira uma das educadoras formada pelo PNAIC

O curso foi realizado nos anos de 2015 e 2016, por ser um programa do Governo Federal, somente em 2018 que conseguiram gerar a certificação.

 
O PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Desde que instituído, o PNAIC já formou mais de 58 mil orientadores de estudos e mais de um milhão de professores alfabetizadores, distribuídos pelos 5.570 municipios do país.

Ao longo destes anos, o PNAIC vem contribuindo com formações e monitoramento, o trabalho direcionado ao público alfabetizador, cujos mesmos receberão uma certificação pelos honrosos trabalhos prestados junto ao programa no exercício de 2015/2016.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90