Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/07/2017 às 14h04min - Atualizada em 01/07/2017 às 14h04min

4º Festival de Cultura Nordestina acontece em Canaã dos Carajás

O evento trouxe à noite canaense um festival de cores e sons do nordeste

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
O público que compareceu ao Ginásio Antônio Chorão, recém-reformado, em Canaã dos Carajás na noite desta sexta-feira, 30, ficou encantado com a beleza das tradições nordestinas apresentadas por grupos da região. Vestidos esvoaçantes, cores diversas e um remelexo que não deixou ninguém parado, foi o que se viu no 4º Festival de Culturas Nordestinas. Sonhos, por meio de música e danças, se tornaram realidade na noite de quem compareceu ao ginásio e as arquibancadas estiveram lotadas para prestigiar o evento.
 
O diretor da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (FUNCEL), Gilson Mendes, falou sobre a importância do evento para o município: “Nós estamos trazendo novamente a cultura à cidade. No ano passado não conseguimos fazer o festival, mas agora aqui no ginásio ficou muito melhor para realizarmos essa festa que já é tradição aqui em Canaã. A expectativa é muito boa para o evento, juntando algumas quadrilhas aqui do município, que a FUNCEL patrocina, e outras da região faremos uma festa bonita” concluiu.
 
A diretora de cultura de Canaã dos Carajás, Cleides Pimenta, também falou sobre o evento: “Nós trouxemos esse ano a Quadrilha Rabo de Palha, vencedora em Parauapebas do Jeca Tatu, e eles já são campeões pela 3ª vez lá e vêm abrilhantar mais a nossa festa. Vale muito a pena conferir as apresentações. Esse ano optamos pelo forró pé de serra mesmo, bem tradicional.” Sobre a data escolhida para a festa, ela comentou “Nós sempre tentamos escolher datas que não atrapalhem outras festas, esse mês, no entanto, foi atípico, pois tivemos muitas festas, o que é maravilhoso para a cidade, mas acabamos optando mesmo pelo festival no encerramento do mês”.
 
A noite começou com uma apresentação de zumba pra lá de diferente, pois foi feita em ritmo de São João. Logo depois, uma apresentação de Carimbó do grupo “Flores do Carimbó”, da Chácara Jerusalém, levantou a plateia e pôs todo mundo para dançar. As quadrilhas “Tradição Popular”, do Residencial Canaã e "Coração Nordestino" trouxeram à quadra do ginásio a beleza das mais tradicionais e autênticas quadrilhas do Brasil. Os alunos da escola Benedita Torres e os velhinhos do CECOM também fizeram bonita no festival.
 
No final, a grande campeã de Parauapebas, "Rabo de Palha", também trouxe a sua magia para o público canaense. Com uma coreografia inovadora, irreverente e envolvente, a quadrilha empolgou os presentes. E sempre é tempo para viver um romance, não é? O jovem Wemerson surpreendeu a todos quando parou a dança e pediu a mão da amada, Thallywanny, em casamento. Impossível não se emocionar.
 
E para encerrar a noite, Monteirinho do Acordeão subiu a temperatura do ginásio com o seu tradicional Forró Pé de Serra. Sem sombra de dúvidas, uma noite para ser lembrada na história da cultura popular canaense.  
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90